Cuba foi eleita, pela sexta vez, como membro do Conselho de Direitos Humanos da O.N.U.

Pela sexta vez, Cuba foi eleita para integrar o Conselho de Direitos Humanos da O.N.U., sendo o país que mais votos recebeu. A Maior das Antilhas, que é fundadora desse órgão, foi novamente reconhecida pelo prestígio e pelo seu largo historial a favor da humanidade.

«Um lugar ganho praticando a solidariedade, a cooperação, o respeito à dignidade e o direito de todos os povos do mundo a viver em paz” afirmou o Presidente da República Diaz-Canel, após conhecer a decisão.
O Chefe de Estado expressou o agradecimento pelo apoio “a quem demonstrou a sua confiança no nosso compromisso de continuar a defender os legítimos interesses das nações em desenvolvimento”.
Esta eleição é, também, um reconhecimento ao valor, à autodeterminação e resistência criativa do povo cubano frente à política hostil do Governo dos E.U.A. contra Cuba a qual, com o criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro, agora recrudescido e classificado como um genocídio é uma flagrante violação dos direitos humanos, pois persegue asfixiar toda uma nação.

Fonte: Granma
Outubro de 2023.