Skip to content Skip to footer

Museu de Belas Artes de Cuba acrescenta coleção de catálogo sobre Wifredo Lam

Havana, 2 de fevereiro (Prensa Latina) O Museu Nacional de Belas Artes de Cuba adicionou às suas coleções o catálogo «Lam entre mares. Cerámicas”, que pela primeira vez no país mostra obras nesse meio realizadas por este prestigiado artista na Itália.

A nova aquisição enriquece a vasta documentação do Centro de Informação Antonio Rodríguez Morey, pertencente ao Museu, sobre a marca do brilhante criador cubano, publicada pela instituição no seu perfil no Facebook.

Ao mesmo tempo, amplia o conhecimento sobre o trabalho de artistas nacionais que, na área da cerâmica, têm uma presença notável naquele em Itália há várias décadas.

O catálogo, com fotografias de Jorge Félix Díaz (Jotaf), arquivo da instituição do Centro Histórico, edição de Celín González Martínez e design editorial de Gretel Ruiz-Calderón González, inclui também o registro de grande parte das peças incluídas em a amostra.

É o caso da exposição “Lam et les Magiciens de la Mer”, inaugurada em junho de 2023, indistintamente, no Museo della Ceramica di Savona e no Museo Difuso de Albissola Mare, em Itália, com obras criadas por Lam durante a década de 1960. e década de 1970, quando trabalhou na Ceramiche San Giorgio naquele país; e que fazem parte de uma exposição exibida em Havana até o final de março.

Esta exposição de Havana está patente no Museu Nacional de Cerâmica Contemporânea desde dezembro passado e o conjunto inclui uma obra de Lam pertencente às coleções do Museu.

Inclui também uma extensa entrevista com Giovanni Poggi, ceramista e colaborador do artista universal, conduzida por Surisday Reyes Martínez, curador da exposição e diretor da instituição vinculada ao Gabinete do Historiador da Cidade de Havana.