Eletricidade, abastecimento de água e recuperação habitacional são questões prioritárias em Pinar del Río, onde a situação é a mais complexa após a passagem do furacão Ian; o foco de análise na reunião liderada pelo presidente do Conselho Nacional de Defesa, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, para acompanhar o trabalho de recuperação.
Foi relatado que novos lotes de materiais de construção estariam a chegar à província, a fim de progredir na recuperação dos danos às casas.
A restauração da eletricidade, o abastecimento de água e a recuperação dos danos ao fundo habitacional ainda são os problemas mais complexos a serem resolvidos na província de Pinar del Río, após os danos causados pelo furacão Ian.
Entre estas prioridades de trabalho, o presidente do Conselho Nacional de Defesa insistiu na necessidade de avaliar a estratégia de fornecimento de eletricidade às fontes de abastecimento de água o mais rápido possível, o que permitirá uma maior estabilidade deste serviço. Junto com estas ações, realçou, «o trabalho de restauração de linhas de energia nos diferentes municípios não pode ser negligenciado».
Com relação ao abastecimento de água em particular, acrescentou que algumas redes de água apresentaram problemas no seu funcionamento, devido à instabilidade no funcionamento dos geradores, o que tornou a situação mais complexa em toda a província, incluindo as capitais municipais. Isto significa, disse, «que a água ainda está a ser fornecida em caminhões-pipa num grande número de lugares, onde ações estão a ser tomadas para garantir que a distribuição seja mais eficiente».
Com relação aos danos às casas, que agora totalizam 99.158 em Pinar del Río, Ramos Cordero disse que 11.524 delas correspondem a colapsos totais e 49.091 a telhados parciais. Até quarta-feira, 1.599 tinham sido resolvidos, com base no uso de recursos que foram vendidos nos territórios, e outras alternativas administradas pelas famílias.
De Artemisa, o outro território que permanece em fase de recuperação, a presidente do Conselho Provincial de Defesa, Gladys Martínez Verdecia, atualizou que 97% da eletricidade foi restaurada, sendo o município de Bahía Honda, com apenas 80% restaurado, a situação mais complexa.
Como estratégia na província, explicou que nesta quinta-feira, 13, os transformadores serão colocados em serviços que são vitais, tais como fontes de abastecimento de água; produção local de materiais; a serraria; o secador de arroz; uma pequena escola em Alquízar, e outros serviços importantes que precisam ser ativados urgentemente.
Fonte: Granma
Outubro, 2022