Recuperar plantações de café, prioridade para a agricultura em áreas afetadas por Ian

Será revisada a existência de mudas e reavaliado o cumprimento do plano de plantio e replantio de 2022, este último aspecto voltado para áreas com melhores condições dos efeitos causados.

A recuperação de cafezais e telhados em despolpadores, moinhos, oficinas e armazéns, incluindo sua proteção, estão entre as medidas adotadas pela Diretoria de Café-Cacau e Coco, do Grupo Empresarial Agroflorestal (GAF), do Ministério da Agricultura • Agricultura, especialmente para Pinar del Río e Artemisa, severamente afetada pelo furacão Ian.

Com base nas experiências de eventos climáticos anteriores e dada a magnitude dos danos nessas províncias, eles decidiram estabelecer uma aliança entre a Associação Nacional dos Pequenos Agricultores, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Agrícolas e Florestais e o Exército da Juventude Operária (EJT) , em coordenação com o Partido e o governo local, para mobilizar as forças necessárias, que garantam a colheita até o último grão, informou a Agência Cubana de Notícias.

Entre as medidas para o atual estágio de recuperação está dar vitalidade aos abrigos e acampamentos que abrigarão esse pessoal.

Após avaliar os principais danos, a Diretoria de Café-Cacau e Coco aconselhou que a colheita deve atender aos parâmetros de qualidade e estabelecer critérios para decidir sobre a chamada coleta “pronta”.

Outras ações são a realização de oficinas em fazendas selecionadas para recuperação de áreas cafeeiras e aproveitamento de restos vegetais e ervas daninhas para a compostagem das lavouras e assim gerar a matéria orgânica necessária diante do déficit de fertilizantes, além de priorizar o plantio de adubos verdes e medidas de conservação do solo.

A Diretoria de Café-Cacau e Coco do Grupo Empresarial Agroflorestal orientou Pinar del Río e Artemisa a desenvolver um plano emergente para a produção de árvores frutíferas e mudas de cedro, a fim de intercalá-los nas áreas cafeeiras afetadas, e pretendem neles plantio de bananeira como sombra temporária, adicionar o ACN.

Para fins de monitoramento e controle desse plano emergente, será verificado diariamente o andamento da recuperação de áreas, plantios, replantio, campanha de viveiro, instalações e colheita em seus principais indicadores.

Para tal, decidiu-se responsabilizar os principais quadros da empresa pelas áreas mais afetadas.

Fonte: Granma

Outubro, 2022