Skip to content Skip to footer

É necessário apoio financeiro para evacuados e vítimas em Pinar del Río

Dada a situação excepcional que muitos trabalhadores de Pinar del Rio vivem após a passagem de Ian, o apoio financeiro para essas pessoas foi anunciado naquele território.

 

 

Para que as vítimas e os desalojados conheçam os seus direitos e as opções de proteção social que o país lhes oferece, foi anunciado o tratamento salarial para os trabalhadores de Pinar del Río que se encontram nesta situação.

Nesse sentido, segundo nota do jornal local Guerrillero , Alina Hernández Martín, subdiretora de Emprego da Direção Provincial de Trabalho e Assistência Social, informou que está procedendo de acordo com o disposto no Decreto 326.

Afirma que se o local de trabalho ainda não reiniciou as suas atividades, o trabalhador receberá, durante o primeiro mês, cem por cento do seu salário em escala. Se, por outro lado, a entidade à qual estão vinculados reiniciou e eles não conseguem ingressar, devem solicitar uma licença não paga.

No entanto, existem opções para quem fica sem rendimentos nesta situação, pelo que deve fazer os procedimentos pertinentes para solicitar um benefício monetário temporário. Nesse caso, pode haver os evacuados e também as pessoas que estão a trabalhar atualmente para reconstruir as suas casas.

O furacão Ian passou por Cuba como categoria 3 em 27 de setembro, deixando no seu rastro danos catastróficos à infraestrutura de habitação, eletricidade e telecomunicações, especialmente em Pinar del Río, Artemisa, Isla de la Juventud e Havana. Três mortes foram confirmadas.

Fonte: Granma

Outubro, 2022