Skip to content Skip to footer

Presidente de Cuba ciente das medidas contra terremotos na região leste

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, estabeleceu comunicação com as autoridades dos territórios afetados pela ocorrência hoje de dois terremotos de alta intensidade no leste do país

Segundo o Midday News da televisão cubana, o chefe de Estado, que dirige o Conselho de Defesa Nacional – ativado pelos furacões Oscar e Rafael -, telefonou aos dirigentes dessas províncias e garantiu-lhes o apoio do governo central perante esta outra adversidade natural.

Mesmo sem dados precisos sobre os efeitos dos terremotos de 6,0 e 6,7 na escala Richter, registrados pelo Centro Nacional de Pesquisas Sismológicas (Cenais), o programa de televisão exibiu fotos de paredes e tetos derrubados pela intensidade do movimento telúrico em Santiago. de Cuba e Granma.

Segundo avaliações dos principais líderes políticos daquelas províncias, Beatriz Johnson e Yudelkis Ortiz, respetivamente, a calma prevalece entre os residentes, enquanto se avalia o real impacto dos terramotos nos municípios.

Ortiz garantiu ao espaço informativo que se sabe que em alguns territórios daquela província ocorreram deslizamentos de terra e danos parciais nas paredes das casas.

Por sua vez, Johnson de Santiago reconheceu a experiência daquela população, aquela com maior instabilidade sismológica da ilha, que abandonou os edifícios altos da cidade e se concentrou nas áreas públicas abertas da cidade de mais de um milhão de habitantes.

Ambos os dirigentes instaram a população a cumprir as disposições estabelecidas pela Defesa Civil cubana para estas circunstâncias, que, entre outras, indicam manter a disciplina, recebendo informações através dos canais oficiais para evitar falsos alarmes.

Mais para o extremo sul do leste, soube-se que os moradores de Guantánamo também ocuparam as zonas mais baixas de edifícios e casas, na expectativa de outras réplicas dos acontecimentos sísmicos deste domingo.

Fortes terremotos relatados no leste de Cuba.

Arango garantiu à televisão cubana que os possíveis danos presumidos de acontecimentos tão fortes ainda estão sendo avaliados em cada província e que, a esse respeito, será mantida informação.

Perante este inesperado tremor, a disciplina e a educação sismológica que se insiste em Santiago de Cuba, tiveram uma resposta positiva com uma atitude de serenidade e calma na maioria da população da cidade, acrescentou a estação de rádio CMKC.

O movimento pela terra, aparentemente, é um dos mais fortes deste ano em Santiago de Cuba.