Skip to content Skip to footer

Cuba convoca a IV Conferência sobre a Nação e a Emigração

“Aspiramos que seja um debate franco e construtivo, que ajude a fortalecer os laços de Cuba com os seus emigrantes e que cumpra o propósito de que Cuba os una”, disse Carlos Fernández de Cossío, vice-ministro das Relações Exteriores.

A IV Conferência A Nação e a Emigração será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, em Havana, conforme confirmado nas redes sociais por Carlos Fernández de Cossío, vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba.

«Aspiramos ter uma ampla representação de cubanos que vivem em muitas partes do mundo; aos nascidos no país e aos que não nasceram, aos descendentes, inclusive os que residem em Cuba e permanecem por longos períodos fora da Pátria”, afirmou.

Qualificou a agenda que vão promover como profunda, “adaptada aos tempos atuais, às mudanças e à realidade do mundo e da Cuba de hoje, e ao processo de transformação económica que está a ocorrer no país”.

“Aspiramos que seja um debate franco e construtivo, que ajude a fortalecer os laços de Cuba com os seus emigrantes e que cumpra o propósito de que Cuba os una”, disse Fernández de Cossío.

O Itamaraty destacou, através do seu site, que esta é uma expressão da vontade inequívoca de continuar a aprofundar os laços com os seus nacionais no estrangeiro.

O encontro terá também um significado especial para os jovens que, tendo nascido noutras latitudes, se identificam, defendem e amam a pátria dos seus pais e antepassados.

Para eles, a Conferência será uma excelente oportunidade para se aproximarem das suas raízes.

Autor: Ortelio González Martínez | internet@granma.cu

Foto: Ismael Batista Ramírez