Que utilidades pode ter um triciclo elétrico cubano de alta tecnologia?

Estes veículos têm entre os seus benefícios não só o transporte de passageiros, tão necessário neste momento, mas também permitem sistemas de comunicação e divulgação através de dois ecrãs e equipamentos de áudio.

Empresa da Indústria Electrónica Camilo Cienfuegos (EIE) está imersa na fabricação de triciclos elétricos de alta tecnologia e múltiplas funcionalidades, disse ao Granma Edel Gómez Gómez, diretor geral da entidade.

No âmbito da IV Feira de Exposições da Convenção Cubaindustria 2024 – que foi inaugurada ontem, com a presença de Miguel Díaz-Canel Bermúdez, Primeiro Secretário do Comité Central do Partido e Presidente da República – Gómez explicou que este veículo proporciona não só o transporte de passageiros, tão necessário neste momento, mas também permite sistemas de comunicação e divulgação através de dois ecrãs e equipamentos de áudio.

Acrescentou que, com os seus três painéis solares fotovoltaicos, e a energia que as suas baterias conseguem acumular, estes triciclos poderão abastecer com energia eléctrica, em situações de contingência energética, determinados pontos-chave de uma comunidade, como uma pequena bomba de água estação.

O Diretor da EIE destacou que esta produção responde a uma indicação do presidente Díaz-Canel, para resolver vários problemas de algumas comunidades, com o uso de inovação eficiente.

Relativamente às restantes linhas de produção da empresa, disse que estão a promover o conceito de economia circular e reciclagem através do refabrico de equipamentos defeituosos ou avariados, como caixas descodificadoras, fogões de indução e televisores.

Isso, destacou, permite reduzir em até 40% o custo de marketing para a população.