Skip to content Skip to footer

Díaz-Canel vai à Rússia para tratar das prioridades da agenda bilateral

O presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, fará uma visita de trabalho à Rússia, com o objetivo de abordar as prioridades da agenda bilateral, após a reeleição do presidente Vladimir Putin.

Uma visita de trabalho à Rússia será realizada pelo primeiro-secretário do Comité Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, com o objetivo de abordar as prioridades da agenda bilateral, após a reeleição do presidente Vladimir Putin.

Numa mensagem ao povo, o Chefe de Estado informou que participará no Conselho Supremo da União Económica Eurasiática (EAEU), uma estrutura da qual a Ilha é um Estado Observador desde 11 de dezembro de 2020.

A estada de Díaz-Canel na Rússia ocorre no 64º aniversário da restauração das relações diplomáticas com Cuba e no 79º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica.

Desde que assumiu o cargo de chefe de Estado, Díaz-Canel visitou essa nação em 2018, 2019 e 2022. Na última de suas visitas, na entrevista coletiva com o presidente russo, os dois discutiram o plano de cooperação entre os dois governos, com vários projetos conjuntos, até 2030.

O fornecimento de hidrocarbonetos, trigo e fertilizantes, num contexto complexo para a Ilha, foi apreciado pelas autoridades cubanas, que reconhecem o apoio da Rússia contra o bloqueio dos EUA.

Atualmente, o turismo russo é a terceira maior fonte de turistas para Cuba e na esfera dos negócios, está a ser incentivado o investimento empresarial russo na agricultura, transportes, energia, comunicações e saúde, entre outros.