Das seis embarcações de passageiros existentes, apenas uma opera hoje diariamente, realizando 30 viagens diárias.
Cinco das embarcações estão fora de serviço devido a problemas técnicos, o que afetou as ligações para a mobilidade dos passageiros.
Como resultado do esquema financeiro aprovado pelo Ministério dos Transportes (Mitrans), chegarão no final de março três novos motores e um conjunto adicional de reparos, junto com outros recursos, com os quais será realizada a reparação de embarcações para transporte de passageiros através da Baía de Havana.
A chegada das novas peças à Ilha permitirá a entrada de um segundo barco no final de Abril, outro no segundo semestre e mais dois no início do próximo ano. Um sexto navio, com sérios problemas técnicos e de conclusão, continuará em manutenção até o final de 2025.
O ministro dos Transportes, Eduardo Rodríguez Dávila, denunciou na rede social Facebook a situação das chamadas “Lanchitas de Regla”, serviço que liga o Emboque de Regla, o Muelle de Luz e Casablanca.
Diante deste cenário, dois autocarros continuam a operar, chegando aos mesmos destinos do barco, e um barco de socorro é utilizado para apoiar a segurança da navegação, já que segundo a Companhia Provincial de Transportes de Havana, os cais foram afetados.
No que diz respeito às instalações, avançou-se na reparação parcial do Cais da Luz, foi construída uma passarela para facilitar a operação no Emboque de Regla e estão a ser realizados outros investimentos para aquisição de embarcações adicionais através da colaboração internacional.