Skip to content Skip to footer

Vice-presidente cubano pede promoção da autossuficiência local

Salvador Valdés Mesa, vice-presidente de Cuba, apelou em Mayabeque para continuar a avançar na auto-suficiência local, destaca a imprensa daquela província ocidental.

Durante um percurso pelos objetivos económicos do território, o também membro do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) destacou que nesta empreitada os esforços de produtores como Juan Ignacio Alonso, de San Nicolás e Máximo Martínez, de Guinés.

Segundo o  jornal Mayabeque , o vice-presidente cubano visitou a fazenda do primeiro, La Tinaja, e da segunda, Magdalena Guadalupe, acompanhado por Yuniasky Crespo Baquero, primeiro secretário do Comitê Provincial do PCC, e Manuel Aguiar Lamas., governador.

Valdés Mesa elogiou a quinta de Alonso pela forma como aproveita os mais de 100 hectares, dedicados não só a culturas diversas, mas também à pecuária e à criação semi-rústica de galinhas, o que lhe permite entregar 200 litros de leite e mais de 500 ovos para consumo social.

“Visitamos a fazenda do produtor Ignacio Alonso, cuja produção de diversas culturas como milho, feijão, cebola, frango semirrústico e carne suína contribuem para a autossuficiência municipal”, escreveu sobre o assunto na rede social X.

Por outro lado, na fazenda de Máximo Martínez, o vice-presidente apreciou momentos da colheita e do acondicionamento em caixas da banana obtida por tecnologia extradensa.

Em dezembro, Magdalena Guadalupe realizou a primeira colheita com um rendimento de 50 toneladas por hectare, volume que Máximo pretende ultrapassar este ano, noticiou o jornal.

Como parte do passeio, Valdés Mesa participou da reabertura do mercado agrícola Pinillo, localizado na sede municipal de Güines, que agora, com a categoria Novo Tipo, além de comercializar cerca de 20 produtos a preços mais acessíveis, conta com um açougue , guarapera e uma miniindústria.