A solidariedade de África com Cuba não pode ser bloqueada

A Universidade Cristã de Uganda tornou-se neste sábado um fórum de amor e solidariedade com as Grandes Antilhas, onde aconteceu o encerramento do Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, com a presença do membro do Bureau Político e vice-presidente da República, Salvador Valdes Mesa.

Encontro de solidariedade com Cuba em Uganda

KAMPALA, Uganda.- Fatumata esteve em Cuba pela última vez há quatro décadas. Ali passou sete anos de sua vida, como outra cubana, estudando Línguas Estrangeiras na Universidade de Havana, fazendo amigos, aprendendo a crescer, não só como profissional, mas também como pessoa.

“O que Cuba representa para mim? Sinceramente, é tudo: lá me formei como profissional, e os médicos cubanos, já em solo africano, anos depois salvaram-me a vida”. Ele nos conta mais e sorri, nos olhos carrega uma estranha mistura de saudade, carinho e admiração que não consegue esconder enquanto conversa com a nossa assessoria de imprensa.

Como muitos outros amigos de Cuba, recebeu na tarde deste sábado (hora local) o Selo do 60º aniversário do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, durante o encerramento do Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, que contou com a presença do membro do Bureau Político e vice-presidente da República, Salvador Valdés Mesa.

A Universidade Cristã de Uganda tornou-se neste sábado uma plataforma de amor e solidariedade com as Grandes Antilhas, cujo campus acolheu o evento e reuniu mais de uma centena de pessoas representando diversas organizações e movimentos de solidariedade com Cuba, bem como graduados das Grandes Antilhas .

Entre melodias da nação caribenha, bandeiras cubanas, exclamações de Viva Cuba!, aplausos… foram acontecendo diversas intervenções que transbordaram palavras de carinho e gratidão, de compromisso com Cuba, de admiração por Fidel, “aquele grande homem que marcou destino.” de muitos outros em África.”

Encontro de solidariedade com Cuba em Uganda.

Cuba também agradeceu aos seus amigos na tarde deste sábado em que vários deles foram condecorados: a Medalha da Amizade, concedida pelo Presidente da República de Cuba, foi entregue ao Presidente do Movimento Pan-Africano Capítulo Uganda pelo Vice-Presidente Valdés Mesa .

Por sua vez, o Selo do 60º aniversário do Instituto Cubano de Amizade com os Povos foi atribuído a diversas pessoas que fazem do seu amor por Cuba também um caminho de vida, bem como à Associação de Graduados Ugandeses em Cuba e à Associação Pan-Africana de Mulheres Organização.

“Em vocês, Cuba reconhece todos os camaradas que nos apoiam e nos ajudam a resistir com seu incentivo para superar os obstáculos”, diria o vice-presidente cubano pouco depois ao pronunciar as palavras centrais do encontro.

“É impossível estar num encontro como este e não se emocionar”, disse Valdés Mesa ao dirigir-se aos presentes, e na sua voz se ouviram memórias, gratidão, apoio, esperança… “A solidariedade histórica dos povos africanos para com Cuba, e do Uganda em particular, permanecem como estímulo e complemento necessário à resistência do nosso povo”, afirmou.

Sabemos, disse, que “a vossa amizade para com Cuba é um sentimento que nasce do mais profundo sentido de dever e de justiça, tal como o nosso país lutou por África sem procurar nada além da satisfação de um dever cumprido.

“Praticamos uma política internacional baseada na amizade, em estreita colaboração com a maioria dos países do mundo, sob os princípios do internacionalismo, cujo eixo central é a relação indestrutível com os povos de África.”

Valdés Mesa falou também das raízes africanas que ao longo dos séculos moldaram a nossa nacionalidade, que recordou aqueles anos em que “milhares dos nossos melhores filhos escreveram páginas de heroísmo ao lado dos seus companheiros africanos na luta para alcançar e consolidar a independência de várias nações deste país”. continente e alcançar o fim do apartheid .”

Nas suas palavras, manifestou ainda orgulho pela bela história que une o nosso povo e que todos temos o enorme empenho em defender. Vocês, disse ele, “nos mostraram que a solidariedade não pode ser bloqueada, que permanecerá como um símbolo de luta diante da injustiça e das tentativas de forças poderosas para silenciar a verdade”.