Skip to content Skip to footer

Homenagem à Federação das Mulheres Cubanas

“A atividade relembrou a marca da amada heroína, que é uma inspiração permanente para as nossas mulheres”


A emocionante apresentação tornou-se uma homenagem à Federação das Mulheres Cubanas, entidade que completou 63 anos no dia 23 de agosto e se prepara para o 11º. Congresso.

Com a apresentação de uma revista dedicada a Vilma Espín Guillois, a editora Verde Olivo e as Forças Armadas Revolucionárias (FAR) homenagearam a Federação das Mulheres Cubanas (FMC), entidade que completará 63 anos.
Apresentar a publicação foi uma dívida para com a liderança nacional da FMC e temos o prazer de fazê-lo enquanto a organização se prepara para seu 11º. Congresso, afirmou o Coronel (r) Roque Ernesto Garrigó Andreu, diretor da Verde Olivo.

Na sede da organização, Garrigó Andreu manifestou que Vilma foi uma heroína das lutas de libertação nacional, fundadora da FMC e lutadora incansável pela justiça social e, sobretudo, pela emancipação da mulher a nível nacional e internacional, pelo que esta revista constitui um presente e uma homenagem a todas as mulheres do país.

A capitã Dalia Giro López, uma de suas diretoras, explicou que o volume de 64 páginas contém histórias de vida que Vilma compartilhou com muitas mulheres durante os primeiros anos da Revolução. Além disso, há seções e conteúdos fixos feitos por jornalistas e colaboradores do veículo, especificou.

A major Sonia Regla Pérez Sosa destacou que esta revista, que busca manter presente o legado de Vilma, se une ao livro Contra todos os obstáculos, publicado pela Verde Olivo e que esclarece o trabalho da heroína na distribuição de mantimentos aos barbudos, principalmente no Segunda Frente Oriental.

Ao final da apresentação, a integrante do Bureau Político Teresa Amarelle Boué, secretária-geral da FMC, agradeceu a homenagem e destacou que Vilma é homenageada diariamente. Felicitou as mulheres cubanas e especialmente as das FAR, onde a cada dia há mais que ocupam responsabilidades em diferentes espaços.

Como parte das comemorações do 63º aniversário da organização, a FMC e as FAR em todo o país continuarão realizando atividades voltadas para o reconhecimento da mulher cubana.