Cuba recebe doação de suprimentos médicos através da OMS/OPAS com fundos russos

O encarregado de negócios da embaixada da Federação Russa em Cuba, Serguei Oboznov, enfatizou que o objetivo dessa doação é ajudar Cuba a recuperar-se do furacão Ian em 2022 e superar a situação atual no país.

Com fundos da Federação Russa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) fizeram uma doação a Cuba de 26 toneladas de artigos sanitários.

A carga chegou a Havana em quatro contenderes que contêm antibióticos de amplo espectro, analgésicos e anti-inflamatórios, bem como meios de controle de doenças não transmissíveis como hipertensão, diabetes mellitus e doenças cardíacas, segundo a agência cubana de notícias Agencia Cubana de Noticias (ACN).

A informação especifica que os medicamentos são destinados a pacientes pediátricos e adultos; e entre os materiais de consumo estão suturas, conjuntos cirúrgicos, instrumentos, soluções hidratantes e desinfetantes, vários tipos de trocartes e seringas.

Em presença da difícil situação que o país atravessa devido à perseguição financeira que, por causa do bloqueio dos EUA, afeta o fornecimento de suprimentos médicos, essa doação, que também incluiu esfigmomanómetros, estetoscópios, glicosímetros e oxímetros, entre outros, é de grande valor.

O encarregado de negócios da embaixada da Federação Russa em Cuba, Serguei Oboznov, destacou à imprensa o caráter especial das relações de amizade e solidariedade entre Havana e Moscou.

Também enfatizou que o objetivo dessa doação é ajudar Cuba a se recuperar da passagem do furacão Ian em 2022 e superar a situação atual da nação caribenha, devido às medidas restritivas às quais está sujeita, relata a ACN.

Oboznov acrescentou que a Rússia não deixará de denunciar essa política cruel e desumana dos EUA em um momento em que seu país também é vítima de medidas destinadas a isolá-lo do mundo.