Estima-se que o PIB em Cuba poderia ter crescido 4,5% em sete meses, se o bloqueio não estivesse em vigor, o que, projetado para um ano, representa cerca de 8%.
ELETROENERGÉTICO
- Durante o período, a empresa alemã Brüel & Kjær Vibro GmbH, fornecedora da tecnologia para os sistemas de monitoramento de vibração para as turbinas térmicas da União Nacional Elétrica, declarou que não celebraria contratos com a empresa importadora cubana Energoimport se esta não fizesse o pagamento completo adiantado.
- O fornecedor francês CNIM informou à empresa comercial Devexport que não poderia continuar com os contratos de peças de reposição para a central termoelétrica Antonio Guiteras, seguindo uma política financeira interna
- Após uma reestruturação financeira, o Grupo comprometeu-se a não financiar, facilitar ou desenvolver atividades com qualquer país sujeito a sanções pelo Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros e pelo Departamento de Estado dos EUA.
BIOTECNOLOGIA
- O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, produtor da vacina cubana contra a Covid-19, Abdala, registou danos de 190.671.000 dólares. Para o Instituto Finlay de Vacinas, produtor das vacinas Soberana 02 e Soberana Plus, esta política gerou dificuldades em 20 operações, 11 correspondendo a suprimentos, seis a reagentes e três a equipamentos de fabricantes dos EUA.
- Os estudos clínicos de doenças autoimunes, como psoríase, esclerose múltipla e doenças neuro-degenerativas não puderam começar porque os medicamentos necessários não estão disponíveis para os pacientes cubanos.
EXTRATERRITORIALIDADE
- O impacto do bloqueio não se limita apenas a Cuba, Washington quer que o resto dos países e organizações internacionais respeitem as suas decisões políticas em relação a Cuba.
- Em novembro de 2021, ficou conhecido que a embaixada dos Estados Unidos em Viena enviou uma carta à secretaria da Agência Internacional de Energia Atómica solicitando, explicitamente, que os fundos destinados pelo seu governo à organização para atividades de segurança nuclear não fossem utilizados para projetos de cooperação com Cuba.
SAÚDE
- Cuba é capaz de produzir mais de 60% de sua lista básica de medicamentos; entretanto, esses níveis não foram garantidos durante meses devido ao impacto do bloqueio na capacidade de pagamento do país, à impossibilidade de aceder a tecnologias médicas com mais de 10% de componentes norte-americanos e à necessidade de recorrer a rotas alternativas de transporte.
- No meio do confronto à Covid-19, o bloqueio impediu a chegada de seringas ao país para apoiar o processo de vacinação. Durante o auge da pandemia, não foi aplicada uma única medida para aliviar o bloqueio.
- Esta política dificultou a chegada de doações; a aquisição de cilindros, peças de reposição e outros componentes necessários para o fornecimento de oxigênio médico; bem como a compra e transporte de materiais indispensáveis para a prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença, bem como para a pesquisa, produção e avaliação de vacinas candidatas e vacinas cubanas contra a Covid-19.
SECTOR PRIVADO
- O bloqueio afeta tanto a empresa privada cubana quanto a empresa estatal. Há muitos exemplos de ferramentas informáticas que não são acessíveis aos desenvolvedores nacionais, simplesmente porque são cubanos.
- Também encontram dificuldades para aceder mecanismos financeiros externos, para abrir contas bancárias no exterior e para utilizar plataformas de pagamento e comercio eletrónico que estão fora dos limites de Cuba.
AGRICULTURA
- Obstáculos às operações monetário-financeiras, custos adicionais devido à deslocalização geográfica do comércio e outros obstáculos à aquisição de tecnologia e combustível, tiveram um sério impacto na produção e aquisição de alimentos em Cuba, gerando perdas de 932.307 dólares.
- Um grupo considerável de bancos recusou-se a processar pagamentos a fornecedores da empresa importadora cubana Alimport para produtos como soja, gordura vegetal, ração para suínos, salsichas, entre outros.
- Devido à falta de combustível, irrigação, preparação da terra, proteção fitossanitária e movimentação de pessoal agrícola têm sido cada vez mais afetados. As dificuldades persistem na aquisição e/ou reparo do equipamento necessário.
TRANSPORTE
- A empresa cubana Transimport fez 518 pedidos de equipamentos automotrizes, tratores, baterias, motores, empilhadoras, entre outros e recebeu apenas 9% dos pedidos feitos a fornecedores estrangeiros.
PERSEGUIÇÃO FINANCEIRA
- Um total de 100 bancos estrangeiros foram identificados como estando envolvidos em 261 ações de encerramento de contas e contratos bancários estabelecidos, reembolso de transações, recusa de abertura de contas, cancelamento de senhas para troca de informações financeiras através da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (swift), entre outros.
- Como resultado, o impacto no setor bancário-financeiro foi de 260,8 milhões de dólares, o que é 3 milhões de dólares a mais do que o valor referente entre janeiro e julho de 2021.
- Da mesma forma, dezenas de missões diplomáticas cubanas em todo o mundo perderam o seu relacionamento com os bancos que tradicionalmente lhes prestam serviços, devido ao medo de represálias por parte do governo dos EUA.
- Como resultado, o país encontrou obstáculos para pagar as suas contribuições a várias organizações internacionais e regionais, apesar da vontade do governo cubano de honrar os s
- eus compromissos financeiros.
FIM AO CRIMINOSO BLOQUEIO DOS E.U.A.
Fonte: Granma
Outubro, 2022