Skip to content Skip to footer

Cuba não está sozinha nem nunca estará

A Brigada Venceremos de novo em casa, na Cuba que ama e defendeu a todo custo, celebrou nesta terça-feira, 30 de Julho, na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), em Havana, os seus 50 anos.

Autor: Bertha Mojena Milián | internet@granma.cu

Julho 2019

 

Photo: Ariel Cecilio Alvarez de la Campa

 

Acto do 50º aniversário da Brigada Venceremos. 

A Brigada Venceremos de novo em casa, na Cuba, que ama e defendeu a todo custo, celebrou nesta terça-feira, 30 de Julho, na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), em Havana, os seus 50 anos.

Presidido pelo membro do secretariado do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, Jorge Cuevas Ramos, e pelo vice-chefe do Departamento das Relações Internacionais, Juan Carlos Marzán, o fundador da Brigada, Leisle Kagan, disse na reunião que durante esses anos eles têm aprendido que a solidariedade não é um lema, mas um compromisso que deve ser vivido dia a dia, porque quando as pessoas se unem, elas podem determinar, configurar e reconfigurar a história, como a Revolução Cubana fez junto com amigos de todo o mundo.

O Herói da República de Cuba e presidente da ICAP, Fernando González, descreveu o trabalho da Brigada como louvável, composto de homens e mulheres humildes dos Estados Unidos, que embarcaram numa jornada desafiadora por países terceiros, levando doações e enfrentando hostilidade e ataques do governo dos EUA.

Ele agradeceu, além disso, as provas de amor que nos ensinaram e disse que Cuba é solidária com as lutas nos Estados Unidos, especialmente com os afro-americanos, mas também com os latinos e as mulheres, a comunidade LGTBI e os imigrantes, entre outras causas.

 

Ato do 50º aniversário da Brigada Venceremos. 

Ratificou que toda acção que foi feita e se faz em apoio à Ilha, por menor que seja, tem valor e impacto no nosso povo, já que o acompanhamento e a solidariedade dos membros da Brigada Venceremos foram e serão essenciais, a primeira que foi fundada em todo o mundo para expressar de forma concreta a solidariedade com o nosso país.

«Vocês mostraram que Cuba não está nem nunca estará sozinha. Vamos manter vivo o exemplo de Fidel, que acreditava firmemente no trabalho de solidariedade da Brigada Venceremos e sua capacidade inabalável de derrubar muros e obstáculos. Vamos levantar juntos os ideais de igualdade, fraternidade e paz», disse.

Os integrantes da Brigada Venceremos homenagearão o Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz, no dia 13 de agosto, no 93º aniversário de seu nascimento, depois de visitar comunidades, locais de trabalho, lugares históricos em vários territórios do país e participar de trabalho voluntário e produtivo.

Agosto 2019

Leave a comment