Mais de 70 obras de 26 países hoje começam competição Lucia para prémios atribuídos pelo júri do Festival Internacional de Cinema de Gibara XV, a ser realizada no Villa Blanca até 13 de julho.
Havana, 07 julho (Prensa Latina)
A lista dos filmes tem nove longas-metragens, 15 curtas-metragens, 10 curtas de animação, documentários oito de comprimento, oito pequenos documentários, 15 roteiros inéditos nove cinemas em construção.
O festival de cinema vai ter 95 materiais de Cuba, Alemanha, Argentina, Espanha, Colômbia, China, Quénia, da Holanda, Irão e Rússia. Cuba estará presente com um total de 16 filmes em competição, e inclui oito projetos nas categorias de construção Screenplays Filme e inéditos.
Segundo Sergio Bemvenuto, um dos organizadores, o evento terá seleções de alto valor estético e, como nos anos anteriores, terá um perfil multicultural e interativo.
Um novo recurso do concurso Lucia Honor Award deste ano será dada a internacional e cair nas mãos de Puerto Rican ator Benicio del Toro, além do diretor cubano Fernando Perez e a sua compatriota, a atriz Daisy Granados Incluem também tributo de filmar Fresa y chocolate (Tomas Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabio, 1994); Tango feroz (Marcelo Piñeyro, 1993) e a cineasta francesa Agnes Vardá, que entrará na secção de clássicos restaurados.
Música, um dos vícios nomeação, vêm com downloads, DJ sets e dois concertos com representantes da linha de frente estelares, responsável por abrir e fechar os dias de música.
José Maria Vitier, David Torrens e Kelvis Ochoa foram escolhidos para a noite de abertura com uma homenagem a Silvio Rodriguez e Pablo Milanes, enquanto o grupo Habana Abierta com Cimafunk dar os retoques finais sobre o encerramento.
firme compromisso com o audiovisual e preceitos do modo – chamado baixo -Orçamento filme para delinear o seu criador Humberto Solas, o Festival Internacional de Cinema de Gibara torna-se o espaço para a confluência de arte e suas diversas expressões.
Julho, 2019