Investimentos hidráulicos avançam

Devido à importância do desenvolvimento dos recursos hídricos, o país alocou cerca de 450 milhões de pesos para investimentos nessa área, cifra semelhante à do período anterior, apesar das actuais circunstâncias

Autor: Susana Antón/internet@granma.cu

Photo: Ariel Cecilio Alvarez de la Campa

O país vai executar investimentos este ano no sector de recursos hídricos de cerca de 450 milhões de pesos

A poupança de água é um elemento-chave, não só porque Cuba carece de recursos hídricos abundantes, sendo a chuva a única fonte de formação, além dos corpos de água superficiais e subterrâneos terem uma ligação, tornando este recurso vulnerável; mas também porque o bombeamento de água também é uma actividade que requer o consumo de combustíveis.

Por esta razão, as perdas ou vazamentos nos condutores, redes, conexões e no interior de residências e outros edifícios são particularmente interessantes, pois este é um dos problemas fundamentais que o sector enfrenta.

Esta é também uma das principais linhas de investimentos que são realizadas nesta área que, em geral, desenvolve projectos para os quais o país alocou, apesar da situação que está a passar, cerca de 450 milhões de pesos, quantia semelhante ao período anterior, de acordo com informações oferecidas por executivos do Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos.

Na última década foram realizadas acções de reabilitação nos sistemas existentes, com o objectivo de reduzir o segmento populacional cujo serviço depende do transporte de vagões-tanque.

Outra acção importante colocada em prática tem sido a substituição de quase todos os equipamentos de bombeamento ineficientes, por outros mais eficientes do ponto de vista energético.

Para o presente ano alguns dos lugares em que trabalha são Palma Soriano, as capitais provinciais de Camaguey e Las Tunas, Trinidad, Cárdenas e a capital do país.