Em Cuba mandam os cubanos

O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Diaz-Canel Bermúdez, estava a responder ao anúncio do governo de Donald Trump, que, a partir de 02 de Maio, será implementado o direito «para tentar uma ação ao abrigo do Título III da Lei da Liberdade», e as declarações do secretário de Estado, Mike Pompeo, publicadas numa mensagem na conta oficial do Departamento de Estado dos EUA

Autor: Raúl Antonio Capoteinformacion@granma.cu

Arquivo do Granma

Tal como nas areias da Praia Girón, Cuba defenderá o seu direito de ser livre e independente.

Cuba «não mudará a atitude em relação àqueles que seguram a espada contra nós. Nós, cubanos, não nos rendemos, nem aceitamos leis sobre os nossos destinos que estão fora da Constituição. Em Cuba mandam os cubanos. Cuba confia nos seus pontos fortes e na nossa dignidade», disse o presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, na sua conta no Twitter.

O Presidente estava a responder assim ao anúncio do Governo de Donald Trump, que, a partir de 02 de Maio, será implementado «o direito de tentar uma acção nos termos do Título III da Lei da Liberdade», e as declarações do Secretário de Estado, Mike Pompeo, publicadas na mensagem na conta oficial do Departamento de Estado dos EUA.

O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parilla, disse na quarta-feira, 17, que Cuba descreveu a decisão dos EUA como «uma escalada agressiva», e chamou de «imagem patética» o discurso ridículo do Conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, que falou em Coral Gables, Miami, perante os membros da Brigada 2506.

A cena é totalmente delirante. Um alto funcionário do Governo dos EUA, em Miami, diante de um «público escolhido», composto de apátridas, declara a adesão do seu Presidente, no estágio colorido com linguagem de tempos idos, e ideias que não lhe pertencem, fala de liberdade em nome de um governo que a viola, assalta e desdenha, e promete o impossível.

«A tróica da tirania está a começar a desmoronar», diz ele e alegra-se com o aplauso dos ‘veteranos’. «Estamos a aplicar sanções de maneira transparente» e, é verdade, o império está, mais uma vez, a mostrar sua essência.

Os mercenários que «celebram» com Bolton ter mordido a lama da derrota, em Abril de 1961, escutaram extasiados a lista de medidas elaboradas contra o povo que nasceram: aplicação do Título III e passos claros para a implementação do Título IV, cinco adições à Lista de Entidades Cubanas Restritas, medidas do Departamento do Tesouro sobre restrições de viagens por razões não familiares a Cuba, mudanças para acabar com o uso de transações que permitam aos cubanos usar o sistema financeiro dos EUA para transferências internacionais e imposição de limites às remessas para mil dólares por pessoa, em cada três meses.

Com arrogância absoluta anunciou o conselheiro de Segurança Nacional que as «sanções contra a Venezuela têm a dupla finalidade de interromper o fluxo de petróleo da Venezuela para Cuba subsidiado e enfraquecer os regimes de Díaz-Canel e Maduro».

E termina com uma verdadeira ‘jóia’ da oratória: «Esta região deve estar livre do despotismo e da dominação externa». Ele nunca disse uma verdade maior: Cuba e Venezuela estão livres do despotismo e da dominação externa e assim serão a região e o mundo. Bolton promete o impossível porque nunca terá Cuba ou a Venezuela. A Doutrina Monroe foi enterrada nas areias de Playa Giron, no glorioso 19 de Abril de 1961.