Uma delegação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), chefiada pelo seu Presidente Fernando González, está em Pequim para participar no 10º Encontro Ásia-Pacífico de Solidariedade com Cuba.
O evento realiza-se pela primeira vez na China nos dias 29 e 30 de outubro com a presença de representantes de cerca de 14 países e da ilha caribenha. Como parte de sua agenda na China, González prestou homenagem, junto com os cubanos da missão estatal em Pequim, ao herói Camilo Cienfuegos no 65º aniversário de seu desaparecimento físico.
“Camilo, além das suas qualidades de guerrilheiro, foi uma personalidade na história de Cuba que deixou uma marca muito forte pelas suas características e pelo seu sentido de lealdade e fidelidade”, afirmou o também Herói da República de Cuba.
Fernando González comentou a sua identificação com o jovem guerrilheiro e a admiração que sempre sentiu por esta figura.
Sobre o encontro de solidariedade com Cuba agendado para amanhã, disse que este encontro foi retomado após uma pequena interrupção e tem como foco principal fortalecer o movimento de solidariedade com a Ilha nesta área de tanta importância para o mundo.
Além disso, o deputado à Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) indicou que teria um programa de reuniões bilaterais com o gigante asiático.
“Viemos do Japão onde se realizou o encontro nacional de solidariedade com Cuba naquele país e também fizemos visitas e tivemos encontros com muitas vozes amigas dessa nação”, observou.
A reunião de Pequim deverá ser mais uma plataforma de apoio à Ilha e de denúncia do bloqueio económico, financeiro e comercial dos Estados Unidos, num momento em que se prepara a resolução cubana sobre a necessidade de acabar com esta política hostil para apresentá-la na Assembleia Geral das Nações Unidas.
A visita de González e da delegação do ICAP inclui também visitas à Rússia e à França no âmbito de um programa centrado na solidariedade com a maior das Antilhas.
Durante este dia, também reuniu com o grupo da Embaixada de Cuba na China sobre a complexa situação da nação caribenha e os esforços que estão a ser feitos para a rápida recuperação do país, bem como outros temas relevantes.