O Centro Cultural México-Cuba “Benny Moré” abre as suas portas

O Centro Cultural México – Cuba “Benny Moré” fez a sua primeira apresentação na Cidade do México.

Coincidindo com o 105º aniversário do nascimento do “Bárbaro do Ritmo”, o Chefe do Governo da Cidade do México, Martí Batres, o Embaixador de Cuba no México, Marcos Rodríguez Costa, funcionários da missão diplomática cubana, artistas, empresários, residentes cubanos e amigos solidários  reuniram-se no imóvel localizado no Boulevard Adolfo López Mateos nº 16 , para inaugurar o centro que fortalece os laços históricos entre as duas cidades.

Entregue pelo Governo da Cidade do México ao Ministério da Cultura, o centro será patrocinado pela Associação presidida pelo destacado escritor e antropólogo cubano Miguel Barnet, que, junto com destacados intelectuais cubanos e mexicanos, promoverá atividades educacionais e culturais valores indígenas, com uma programação artístico-literária que mostrará o melhor da música, do artesanato, das artes plásticas, do cinema, do teatro e da dança, através de concertos, conferências, colóquios, conversas, exposições e oficinas de criação artística.

A Casa será um espaço de diálogo fecundo e sistemático entre os intelectuais da nossa América e de intercâmbio permanente para os mexicanos e a comunidade de cubanos residentes no México.

O Embaixador Rodríguez Costa destacou o apoio do chefe de governo da Cidade do México, Martí Batres, para a concretização deste projeto, agradeceu a Alejandra Fraustro Secretária Federal de Cultura, presidente do Programa Ibero-Americano de Promoção do Artesanato, bem como à Secretaria Geral Ibero-Americana para o México, América Central e Caribe.

Por sua vez, Martí Batres destacou “que o México e Cuba estão unidos por vários motivos: o filho, o danzón, o bolero, a guayabera e sobretudo porque somos dois países que defendem as nossas soberanias e que construíram uma forte amizade”. O chefe do governo da capital evocou a obra de Martí para concluir o seu agradecimento: “O amor se paga com amor”.

Num gesto simbólico, o governo da Cidade do México entregou uma roseira branca que será plantada na “Casa Cuba”, onde germinará no calor da cultura e da fraternidade entre as duas nações.

Entregue pelo Governo da Cidade do México ao Ministério da Cultura em maio de 2024, o centro será patrocinado pela Associação presidida pelo destacado escritor e antropólogo cubano Miguel Barnet.