Skip to content Skip to footer

A Organização Fórum do Povo, dos EUA, doou cerca de 800 toneladas de farinha de trigo a Cuba

Muitas mãos de vários países ao redor do mundo ofereceram ajuda solidária para alcançar este objetivo

A organização Fórum Popular dos Estados Unidos doou cerca de 800 toneladas de farinha de trigo a Cuba e, segundo Manolo de los Santos, seu diretor executivo, muitas mãos de vários países do mundo ofereceram ajuda solidária para conseguir este objetivo.

Para esta doação falaram com 14 empresas diferentes nos EUA e nenhuma se atreveu a vender aquela farinha, tiveram que procurar outras tão longe como a Turquia, quando os E.U.A.  fica  apenas a 90 milhas de Cuba, expressou Manolo de los Santos. 

O jovem amigo da Ilha, radicado em Nova Iorque, denunciou o genocídio que constitui o bloqueio do governo dos EUA contra Cuba, “é um ato de guerra e nós, como vizinhos do povo cubano, queremos afirmar a nossa posição de paz, a nossa posição de que acreditamos na humanidade partilhada do nosso povo, e dizemos a Joe Biden, que lhe restam meses na Casa Branca, que é hora de retirar Cuba da lista dos Estados que patrocinam o terrorismo e de iniciar o processo de levantamento do bloqueio contra o povo cubano”, afirmou.

Da mesma forma, destacou que esta campanha foi possível em grande parte devido à doação de milhares de pessoas nos Estados Unidos, algumas doaram um dólar, outras doaram milhares, mas com a convicção de realizar outro tipo de política em favor das relações entre Cuba e nos Estados Unidos, assegurou e reconheceu o Centro Memorial Martín Luter King, pelo apoio e relacionamento de muitos anos de trabalho e cooperação.

Manolo de los Santos acrescentou que este é o fim do projeto que surgiu há mais de quatro meses, mas estão empenhados em continuar a acompanhar o povo cubano, e questionou-se, mais uma vez, sobre a realidade do bloqueio.

«Que empresa realmente se atreve a vender para Cuba? Que ambiente o governo norte-americano criou para as empresas venderem para Cuba? Quais bancos norte-americanos se atrevem a processar uma transação relacionada com Cuba? “Ainda não encontramos, estamos procurando essas belas empresas que ousem cumprir as mesmas regulamentações que supostamente existem nos Estados Unidos”.

As 800 toneladas de farinha de trigo que começaram a ser distribuídas pela Padaria La Vivoreña, no município capital de Diez de Octubre, irão para as províncias de Pinar del Río, Artemisa, Mayaquebe, Havana e Matanzas, conforme explicou à imprensa . Anaira Cabrera Martínez, diretora geral de política industrial do Ministério da Indústria de Alimentos (MINAL)

Pode chegar a esses territórios com muito mais rapidez dependendo da logística de distribuição, disse o diretor, e informou que em Santiago de Cuba continuam processando e entregando o produto às zonas leste e centro do país, e esta doação hoje permite-nos aumentar a cobertura de farinha no oeste.

Javier Francisco Aguiar, vice-ministro do Minal, agradeceu à organização americana, e ao projeto Let Cuba Live, pela doação de farinha de trigo, e disse que não é um ato simbólico, é real e tangível e influencia o dia a dia a produção diária de pão, são necessárias 800 toneladas de farinha para a produção de pão por dia para a população do país e também garantir centros de saúde, creches e outros setores sociais.

Comemorou os amigos que vêm à Ilha com a intenção de apoiar, os cubanos que residem fora da Ilha e estão dispostos a estabelecer relações e intercâmbios, e o governo dos EUA atrapalha com sua política intervencionista e medidas coercitivas unilaterais.