A escuridão do fascismo ameaça a democracia na Venezuela

«Aqueles que gritaram fraude antes das eleições, aqueles que desqualificam sem argumentos o triunfo de Nicolás Maduro; os golpistas e os “guarimberos” de plantão, estão do lado daqueles que odeiam e destroem, os inimigos da Venezuela e da Nossa América», denunciou Díaz-Canel no X.

Caracas, Venezuela.— Nicolás Maduro foi eleito presidente por seu povo e, diante disso, a oposição mais extremista – derrotada nas urnas – tirou sua maquiagem diplomática.

Eles estavam a esconder o plano real. As suas intenções não eram eleitorais, mas violentas. Isso ficou demonstrado nos últimos dias, com uma onda de terror financiada pela extrema direita nacional e internacional, com o consentimento da Casa Branca, tal como denunciou o presidente.

Sabotagem das sedes de órgãos públicos, destruição de máquinas e material eleitoral, destruição de símbolos da identidade nacional e obstrução de vias públicas são algumas das ações terroristas perpetradas.

Além disso, a Assembleia Nacional (AN) aprovou um projeto de acordo reconhecendo os resultados das eleições de 28 de julho e, numa instalação conjunta do Conselho de Estado e do Conselho de Defesa Nacional, Nicolás Maduro pediu conselhos para fortalecer o sistema de biossegurança do país.

Além disso, anunciou a criação de um fundo económico e nomeou uma comissão para proteger as famílias vítimas dos «comandos fascistas», bem como a criação de uma comissão especial para que o governo assuma a defesa das redes sociais, e solicitou a implantação de um plano de patrulha e proteção nas ruas venezuelanas. Também decidiu criar um sistema de proteção para os líderes populares nas comunidades. Por fim, anunciou que será aberta uma janela para denunciar atividade criminosas.

Enquanto isso, no centro de Caracas e noutras cidades do país, as pessoas saíram às ruas com a bandeira tricolor para defender, uma marcha unida, a paz e a estabilidade nacional.