Skip to content Skip to footer

Um dos primeiros grandes parques fotovoltaicos a ser instalado no país está em construção

Os 42.000 painéis solares serão capazes de gerar cerca de 20 megawatts.

No momento, os trabalhadores estão se concentrando na retirada de material rochoso e na escavação da camada superficial do solo numa área de 35.000 metros quadrados.

Na localidade de Corúa 5, no município de Cajimaya, em Holguín, foi iniciada a construção de um parque fotovoltaico com capacidade para gerar cerca de 20 megawatts durante o dia, o que o torna o maior do género atualmente em construção nessa província.

 A instalação, que deve ser instalada antes do final deste ano, usará tecnologia da China e, de acordo com o projeto, 42.000 painéis solares serão instalados em 20 dos 32 hectares em que se estenderá, segundo informações fornecidas à imprensa por Renier Gómez Domínguez, responsável pelas operações da empresa de eletricidade da província.

 O executivo disse que esse é um dos primeiros parques com essas características a serem construídos no país, com o objetivo de ajudar a reduzir o consumo de combustíveis importados usando a energia do sol para gerar eletricidade.

 Com relação às ações em andamento, Reinier Ferrer Sánchez, diretor da Empresa Constructora de Obras de Engenharia Número 16, especificou que se estão concentrando na remoção de material rochoso e na escavação do solo superficial numa área de 35.000 metros quadrados, já que o objetivo é entregar a primeira parte do investimento no dia 5 de junho.