Meio século de Elpidio Valdés contra o trem militar

A caricatura criada por Juan Padrón em 1970 e transformada em desenho animado em 1974 é considerada um dos personagens mais famosos dos quadrinhos cubanos.

Há 50 anos, em 1974, foi produzido pela primeira vez Elpidio Valdés contra el tren militar em formato cartoon para o ncinema,  a primeira curta-metragem do personagem nascido da imaginação do caricaturista, ilustrador, cartunista e roteirista Juan Padrón, que criou um personagem já considerado símbolo e ícone do cinema e da animação cubana, ocupando um dos principais cargos de popularidade não só entre crianças e jovens, mas também no coração do público adulto.

Elpidio representa um coronel independentista mambí que luta pela libertação de Cuba do colonialismo espanhol. Ele também encarna o campesinato cubano que, naquela época, juntamente com os escravos e alguns proprietários de terras, se uniram para formar o Exército de Libertação.

Até à data já foram realizadas diversas curtas de animação, três longas-metragens de Icaic e até colaborações com entidades estrangeiras.