Controle e prevenção, as primeiras barreiras ao crime

Díaz-Canel liderou o balanço de trabalho da Controladoria-Geral da República e do Sistema Nacional de Auditoria em 2023 e as projeções para 2024.

Continuar a contribuir, com maior eficácia, para uma cultura de controlo e prevenção nas administrações, é o compromisso da Controladoria-Geral da República para este ano, quando se comemoram os 15 anos daquele órgão, promovido pelo General do Exército Raúl Castro Ruz , líder da Revolução Cubana.

Liderada pelo Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e pelo membro do Bureau Político e vice-presidente da República, Salvador Valdés Mesa, Gladys Bejerano Portela, controladora-geral , centrou a sua apresentação nos principais objetivos, metas e compromissos para a atual fase, que foram debatidos por representantes do sector, em formato de videoconferência, com todos os territórios do país, a partir do Palácio da Revolução.

Bejerano Portela abordou um dos principais problemas do sistema: a complementação do quadro de funcionários e a formação e estabilidade dos auditores. Informou que no ano passado foram realizadas 2.791 auditorias ao sistema de controlo interno. Destes, 394 foram avaliados como deficientes e 251 como ruins. Esclareceu que é necessário continuar a aprofundar a qualidade das auditorias e a formação das administrações.

Em 2024, destacou, a avaliação da Implementação das Directivas Gerais do Governo para a prevenção e enfrentamento da criminalidade, da corrupção, das ilegalidades e da indisciplina deve avançar com maior precisão.

O Primeiro Secretário do Comité Central do Partido partilhou um conjunto de ideias com os representantes da Controladoria-Geral da República e do Sistema Nacional de Auditoria, a quem apelou, para além de todo o esforço e iniciativas que desenvolvem para aumentar o número de auditores, prestem atenção aos ambientes de trabalho e vão além das fontes tradicionais que abastecem a força de trabalho.

Depois de apelar para encontrar e atrair jovens, e não apenas aqueles que frequentam cursos diurnos nas universidades, Díaz-Canel procurou aumentar o trabalho de auditoria em sectores vitais, como os combustíveis, sobre os quais, disse, não existe controlo administrativo que seja necessário; na execução do Plano de Economia e do Orçamento do Estado ao nível popular, e fazê-lo com rigor, transparência e participação dos trabalhadores e da população.