Skip to content Skip to footer

Cidade Francesa oferece equipamento de preparação para atletas Cubanos

A cidade de Tremblay-en-France doou equipamentos de musculação ao Instituto Nacional de Desportos de Cuba, como parte de um projeto destinado a apoiar a preparação de atletas cubanos classificados para Paris-2024.

A iniciativa de apoio teve início há dois anos pela Associação Cuba Coopération France (CubaCoop) para acompanhar a preparação e aclimatização dos desportistas cubanos nas competições olímpica e para-olímpica.

O Presidente de CubaCoop, Víctor Fernández, reconheceu a solidariedade e o compromisso de Tremblay-en-France, uma das primeiras cidades que se juntou ao projeto em que estão envolvidas uma vintena de cidades com autoridades de várias cores políticas.

Também referiu que está previsto, durante os jogos, manter vivo o nome de Cuba com atividades culturais e recreativas, com epicentro naquela cidade.

A visão de CubaCoop é estimular a solidariedade política com Cuba com a condenação do cerco imposto por Washington, há mais de seis décadas, com o acompanhamento económico, traduzido na colaboração descentralizada para o desenvolvimento local, o estímulo de investimentos e o apoio a empresas dispostas a desenvolver negócios com Cuba.

Por outro lado, promove ações no seio da União Europeia para que os seus Estados membros não assumam a extra-territoridade do bloqueio dos E.U.A., que pressiona os bancos, empresas e cidadãos.