Em Cuba trabalhamos muito para que ninguém fique para trás

A direção do Partido Comunista de Cuba continua as visitas aos municípios do país. Este sábado foi a vez da Ilha da Juventude, depois de visitas quinta e sexta a Ciego de Ávila, Sancti Spíritus, Villa Clara e Cienfuegos.

“Em Cuba trabalhamos muito para que ninguém fique para trás”, disse o Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, durante a sua visita ao município especial de Isla de la Juventud, onde chegou neste sábado acompanhado pelo membro do Bureau Político e secretário de Organização, Roberto Morales Ojeda.

Depois de visitar quatro municípios das províncias centrais de Ciego de Ávila, Sancti Spíritus, Villa Clara e Cienfuegos na quinta e sexta-feira, o Chefe de Estado deslocou-se muito cedo ao Município Especial para verificar as prioridades de trabalho neste ano de 2024.

Num encontro com as autoridades do território Pinero – localizado a pouco mais de 160 quilómetros de Havana – Díaz-Canel sublinhou que “trabalham constantemente para que ninguém fique para trás, são 32 programas sociais que são atendidos com o Orçamento do Estado, que vão desde cuidados a pessoas com deficiência, crianças desnutridas, grávidas, avós, vida assistida, até pessoas acamadas.”

Muitos destes programas, recordou, foram estabelecidos desde a Batalha de Ideias desenhada pelo Comandante-em-Chefe, “e têm sido mantidos contra todas as probabilidades, no meio de anos muito difíceis, nem um cêntimo foi retirado do seu Orçamento”. “

Num diálogo que abordou questões tão sensíveis para Cuba hoje como as novas medidas anunciadas pelo Governo e a campanha mediática que foi desencadeada sobre elas, Díaz-Canel disse que não pode haver desconfiança, não se pode semear o desespero; Pelo contrário, é para encorajar, para procurar luzes no caminho que estamos percorrendo.

Díaz-Canel fez referência no intercâmbio com as autoridades da ilha à Casa das Crianças sem proteção subsidiária da cidade de Gerona, local visitado pelo presidente neste sábado, onde vivem 13 crianças, entre dois e 17 anos. “Uma Casa que funciona aqui há mais de 30 anos, mas que melhora a cada ano, e agora tem uma sede nova e linda, uma casa central e bem cuidada.”

Com um pacote neoliberal, como dizem que é aplicado em Cuba, um lugar como esse desaparecerá, refletiu o presidente; Em tempos tão complexos da economia, ninguém apoiaria um lugar como este, que não retrocede, mas avança.

Estas são as nossas realidades, especificou, as grandes conquistas que expressam a vontade da Revolução de justiça social. “Eles são tão cotidianos, tão normais, que não percebemos sua grandeza.”

Sobre as medidas anunciadas pelo Governo, Díaz-Canel sublinhou que apresentam complexidades e riscos, “mas são necessárias e não podem ser adiadas”. Visam, esclareceu, corrigir gradualmente as distorções, os problemas estruturais que temos, reorganizar macroeconomicamente o país, para que isso tenha impacto na economia, e portanto no desenvolvimento e bem-estar da nossa população.

Estas medidas devem gerar poupanças, especialmente em combustíveis, e por outro lado, devem provocar uma redistribuição de rendimentos, como princípio da nossa sociedade: quem ganha mais é quem mais tem que contribuir, para depois distribuir com justiça social, considerou.

“O que se procura é o desenvolvimento económico e social do país, a garantia desse desenvolvimento social, porque quanto mais sólida for a nossa economia, mais poderemos expandir o nosso trabalho de justiça social e mais poderemos sustentar as conquistas sociais do país. a revolução.”

Díaz-Canel insistiu que para isso devemos estimular a produção nacional e claro as exportações, com um conceito: “com o nosso esforço, com o nosso talento, mas sobretudo trabalhando”.

Em Cuba há dignidade, talento, inteligência e criatividade suficientes para progredir, soblinhou o presidente, que se disse completamente convencido dessa máxima, que não é um slogan.

Cada vez que se fazem estes passeios pelo país, comentou, todos encontramos experiências que mostram que há pessoas, que há grupos de trabalhadores que vão além do bloqueio, que são inspiradores, que não param diante das dificuldades de qualquer tipo, que conseguem contribuições, que alcançam conquistas.

Boas experiências, notou o Chefe de Estado, que ainda são exceções. Mas temos que conseguir, “se as respostas estiverem aí, fazer destas exceções a regra em todo o país”, indicou.

Precisamente no Município Especial, o Presidente Díaz-Canel conheceu o trabalho da Empresa de Matérias-Primas, um grupo de trabalhadores que reciclam tudo o que podem, com máquinas nascidas do engenho e da inovação dos seus trabalhadores, que, graças ao seu trabalho, têm viu a produção e os salários crescerem. Fabricam implementos para venda à população e também exportam matéria-prima (latas comprimidas).

Díaz-Canel e Morales Ojeda também visitaram a Isla Marble Company, entidade dedicada à extração, processamento e comercialização de diferentes variedades de rochas ornamentais cubanas. O Chefe de Estado destacou o talento, a inteligência e o esforço dos trabalhadores que conseguiram manter tecnologicamente a fábrica, apesar da passagem do tempo e das limitações impostas pelo bloqueio, e produzir peças importantes para a construção e para a população.

Casa da Criança sem proteção subsidiária da cidade de Gerona. A delegação também conheceu detalhes do projeto da Agência de Cooperação Internacional do Japão e da União Elétrica, que irá melhorar o abastecimento de energia na Ilha da Juventude. O presidente considerou este investimento decisivo para estabilizar o sistema elétrico, baseado na possibilidade de acumular energia fotovoltaica a partir de painéis solares: o primeiro projeto deste tipo em Cuba.

O passeio também chegou às terras do agricultor Euclides Beirute, um dos produtores com mais resultados do município, que caminhou ao lado de Díaz-Canel e Morales por fileiras plantadas com goiaba, banana, batata e outras culturas muito bem cuidadas.

Perto de suas terras, numa instalação organopática do Ministério da Saúde Pública, onde todos os sábados os trabalhadores do setor apoiam a produção de alimentos, Díaz-Canel parou a procissão para conversar com eles, e também com os estudantes da FEU ali convocados.

Falou-se em aumentar o pagamento aos trabalhadores da Saúde Pública, o que, como disse o Presidente, não é suficiente, mas está no caminho de melhorar os salários. Houve muita gratidão e soube-se que 26 trabalhadores municipais já tinham regressado ao sector, resultado concreto de uma medida que apenas começa a ser aplicada.