Avança reparação de casas afetadas por tornado em Los Arabos

Todas as famílias afectadas receberam recursos para revitalizar as suas residências e foram aprovados 17 subsídios para pagar materiais de construção.

O fenómeno meteorológico não causou perda de vidas humanas, mas causou danos materiais notáveis

No município de Matanzas, Los Arabos, a recuperação de moradias avança, após a ocorrência de um tornado que no dia 28 de dezembro causou danos materiais a 68 famílias em uma área conhecida como La Gaviota, e numa parte do conselho popular de Macagua.

Yaidiel Milián la Fé, presidente da Assembleia Municipal do Poder Popular daquele município, explicou que foram reparadas dez casas que tiveram a cobertura totalmente afetada e trinta com danos parciais. Trabalhamos em casas que necessitam de remodelação, para colocar telhado de zinco.

Todas as famílias afetadas receberam recursos para revitalizar suas residências e foram aprovados 17 subsídios para pagar materiais de construção, informou Milián la Fé.

Aqueles que não puderam retornar para suas casas ficam temporariamente com parentes; Foram-lhes entregues um módulo de alimentação para o final do ano, outro de limpeza, além de donativos de trabalhadores independentes e de instituições religiosas, acrescentou.

O fenómeno meteorológico não causou perdas de vidas humanas, mas causou danos materiais notáveis que, segundo a jornalista Iris Quintero Zulueta: “um mar de solidariedade e amor foi desencadeado para com as 68 famílias afetadas”. Recentemente, o General de Divisão Ramón Pardo Guerra, chefe do Estado-Maior da Defesa Civil Nacional, chegou às áreas danificadas, acompanhado pelas mais altas autoridades políticas e governamentais da província de Matanzas, para verificar o progresso da recuperação.