Corrigir a economia no caminho do crescimento

Novas medidas que serão implementadas em 2024, a fim de corrigir distorções e impulsionar a economia, foram apresentadas em 20 de dezembro, no primeiro dia de trabalho do 2º período ordinário de sessões da 10ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP).

Novas medidas que serão implementadas em 2024, a fim de corrigir distorções e reimpulsionar a economia, foram apresentadas em 20 de dezembro, no primeiro dia de trabalho do 2º período ordinário de sessões da 10ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), que contou com a presença do líder da Revolução Cubana, general-de-exército Raúl Castro Ruz, e de Miguel Díaz-Canel Bermúdez, primeiro-secretário do Comité Central do Partido e presidente da República.

Ao apresentar o tema, o primeiro-ministro e membro do Bureau Político do Partido, Manuel Marrero Cruz, pôs ênfase na necessidade de revitalizar a produção nacional de bens e serviços, como base fundamental de uma estratégia que, ao mesmo tempo que elimina subsídios e gera novos incentivos, sem descurar a proteção social aos mais vulneráveis, acelere a criação de condições para o crescimento económico da nação.

Marrero Cruz invocou a fé na vitória do povo cubano e da liderança histórica da Revolução, sempre capazes de sair de situações tão complexas como a atual. Referiu-se, então, à convicção de Raúl, de que se pôde, pode-se e se poderá.

Os deputados debateram os resultados económicos do ano 2023, muito inferiores ao previsto, e aprovaram os objetivos e metas do plano para 2024, além da Lei do Orçamento para o próximo ano.

Prévio à análise da agenda parlamentar, foi aprovada, de maneira unânime, uma declaração de condenação ao genocídio do governo de Israel contra a Palestina que, com a anuência e a cumplicidade da administração estadunidense, massacra milhares de palestinos na Faixa de Gaza. O texto fez um apelo urgente ao cessar-fogo, e ao início de negociações entre as partes.

Dia 21 de dezembro, foi oferecida uma informação sobre a implementação do Código das Famílias e da Lei No. 113ª do Processo Penal, será apresentado o relatório sobre o exercício da mais alta fiscalização ao ministério da Agricultura, e prestarão contas o ministério das Indústrias e os governos provinciais do Poder Popular de Las Tunas e de Cienfuegos.