Skip to content Skip to footer

Cuba rechaça referência hostil e caluniosa dos EUA

O ministério das Relações Exteriores rejeita com a maior veemência a referência caluniosa contra Cuba feita pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos no seu mais recente relatório sobre terrorismo, correspondente ao ano de 2022, divulgado em 30 de novembro de 2023.

Os elementos expostos no referido relatório reciclam desonestamente os pretextos utilizados para justificar a presença de Cuba na arbitrária e desacreditada lista publicada por esse Departamento sobre os Estados que supostamente patrocinam o terrorismo, a qual serve para impor medidas de coerção económica contra países com os quais o Governo dos Estados Unidos tem desacordos políticos. Essa classificação arbitrária de Cuba é rejeitada de forma esmagadora internacionalmente e por inúmeras organizações políticas e sociais dentro dos próprios Estados Unidos.

As autoridades do governo dos Estados Unidos, especialmente suas agências de aplicação da lei, têm informações mais do que suficientes para confirmar o compromisso firme e limpo de Cuba na luta contra esse flagelo. Os intercâmbios bilaterais oficiais entre os dois países sobre a questão específica do terrorismo confirmam isso. O compromisso de Cuba é absoluto e categórico contra todos os atos, métodos e práticas terroristas, em todas suas formas e manifestações, por quem quer que seja, contra quem quer que seja, e onde quer que sejam perpetrados, quaisquer que sejam suas motivações, incluindo aqueles em que os governos estejam direta ou indiretamente envolvidos.

Cuba continuará os seus esforços na luta contra o terrorismo, do qual tem sido vítima, ao custo de 3.478 mortos e 2.099 incapacitados, tudo como resultado de ações organizadas, financiadas e perpetradas principalmente a partir do território dos Estados Unidos por indivíduos e organizações que operam lá com a tolerância, cumplicidade e proteção do Governo desse país.