O Irão pode ser um importante ator económico no modelo de desenvolvimento cubano

O primeiro-secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, junto com a delegação que o acompanha, trocou informações com cerca de 200 empresários e empresárias da República Islâmica do Irão sobre as oportunidades de negócios e as condições e incentivos que Cuba oferece ao capital iraniano.

Teerão-.— «Aspiramos a que o Irão se torne um ator económico importante no modelo de desenvolvimento de Cuba», disse, em 5 de dezembro, o primeiro-secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, a representantes da comunidade empresarial do país.

Nesta terça-feira, 5, o chefe de Estado, junto com a delegação que o acompanha, trocou informações com cerca de 200 empresários da República Islâmica do Irão sobre as oportunidades de negócios e as condições e incentivos que Cuba oferece ao capital iraniano.

O apelo feito na segunda-feira, 5, pelo líder da Revolução Islâmica do Irão, aiatolá Seyed Ali Khamenei, e pelo presidente iraniano, aiatolá Seyed Ebrahim Raisi, com o objetivo de impulsionar as relações económicas e comerciais com a Ilha maior das Antilhas, foi, sem dúvida, um incentivo adicional.

A sala preparada para a ocasião estava lotada, obrigando alguns empresários a ficarem de pé. O grande quorum levou Díaz-Canel a dizer que a reunião havia superado as expectativas do lado cubano.

Depois de revisar os setores priorizados no Plano de Desenvolvimento Económico e Social de Cuba e o regime legal para investimentos estrangeiros, o chefe de Estado esclareceu que, além desses, «Cuba está aberta a qualquer tipo de modelo de negócios em termos de cooperação e investimento proposto por empresários iranianos».

De acordo com o site da Presidência, o intercâmbio contou com a presença e participação do vice-presidente iraniano de Ciência e Tecnologia, Ruhollad Dehghani Firouz Abadi, e do ministro da Saúde e Educação Médica, Bahram Eynollahi, copresidente da Comissão Intergovernamental Irão-Cuba, entre outras autoridades governamentais do país persa relacionadas à indústria e ao comércio.

O ministro cubano de Energia e Mineração, Vicente la O Levy, informou sobre as oportunidades de investimento em setores como petróleo, eletricidade, fontes renováveis, produção de níquel e fabricação de equipamentos com eficiência energética, incluindo eletrodomésticos.

O ministro da Agricultura, Ydael Pérez Brito, falou sobre o potencial na produção de grãos, café e cana-de-açúcar, bem como na pecuária, incluindo ovos, frango de engorda, pequenos animais e outras carnes, áreas em que os iranianos têm vasta experiência e reconhecimento internacional. Também se referiu a equipamentos de irrigação, fertilizantes e pesticidas.

O presidente do grupo empresarial BioCubaFarma, Eduardo Martínez Díaz, fez uma apresentação sobre as capacidades e ofertas de exportação de produtos biotecnológicos e farmacêuticos, bem como sobre o potencial da produção cooperativa, uma das áreas mais emblemáticas da colaboração entre Cuba e o Irão, baseada nos vínculos das instituições científicas com o Instituto Pasteur do Irão.

A apresentação das oportunidades de negócios oferecidas por Cuba contou com a presença do membro do Bureau Político e ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla; do ministro do Turismo, Juan Carlos García Granda; da primeira vice-ministra da Saúde Pública, Tania Margarita Hernández Cruz; do presidente do Instituto Nacional dos Recursos Hidráulicos, Antonio Rodríguez Rodríguez; da vice-ministra do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro, Déborah Rivas Saavedra, e da vice-ministra das Relações Exteriores, Anayansi Rodríguez Camejo, entre outros membros da delegação.

O lado antilhano informou sobre a abertura ao investimento estrangeiro do comércio atacadista e varejista, um setor no qual a experiência dos empresários desse país do Golfo Pérsico-Árabe é bem conhecida.

Na abertura do debate, mais de meia dúzia de empresários e empresárias iranianos, entre eles líderes de grandes corporações, expressaram sua vontade de investir em Cuba nos setores priorizados, bem como em outros.

Colocaram sobre a mesa possíveis acordos comerciais para explorar os rejeitos das usinas de níquel e cobalto em Holguín, o fornecimento de equipamentos para a geração de eletricidade e várias indústrias, a exportação de máquinas e ferramentas e outros bens. A intenção de investir em determinadas áreas de agricultura, comércio e serviços também ficou evidente.

Díaz-Canel tomou nota de cada uma das propostas dos empresários iranianos e destacou o potencial para ambos os lados, com base em benefícios comuns.