Apelo – Fim ao bloqueio dos EUA contra Cuba!

Há mais de 60 anos que os EUA impõem, unilateralmente, um bloqueio económico, comercial, financeiro contra Cuba e o seu povo, procurando privar este país da aquisição de alimentos, medicamentos, combustíveis, matérias primas e equipamentos essenciais para a economia cubana e, assim, atingir as condições de vida do povo cubano.

Os danos acumulados por Cuba, em resultado de um tão desumano bloqueio, são imensuráveis, atingindo as mais diversas áreas económicas, sociais e culturais. Só no plano económico são estimadas perdas em 159 mil e 84 milhões de dólares, sendo que só no último ano calcula-se uma perda de 4 mil e 867 milhões de dólares, cerca de 405 milhões de dólares por mês.

As 243 medidas coercitivas adoptadas durante a administração Trump e a inclusão de Cuba na arbitrária e ilegítima lista norte-americana de «Estados patrocinadores do terrorismo», que foram mantidas pela actual administração Biden, agravaram os condicionamentos económicos, comerciais e financeiros impostos a Cuba no desenvolvimento das suas relações com outros países.

Os EUA têm deliberadamente provocado dificuldades e privações ao povo cubano, desrespeitando sistematicamente os direitos humanos que tanto proclamam, procurando infligir sofrimento com vista a condicionar o livre exercício da soberania e de afirmação de independência que o povo cubano prossegue desde a sua Revolução.

Em 30 resoluções, adoptadas anualmente, a Assembleia Geral das Nações Unidas exige o levantamento do bloqueio imposto pelos EUA contra Cuba. Uma exigência renovada nos dia 1 e 2 de Novembro.

Expressando a sua solidariedade com Cuba e o seu povo, as organizações subscritoras, juntam a sua voz à voz de todos quantos defendem o direito de Cuba e do seu povo a escolher o seu caminho livre de ingerências externas exigem o imediato fim do bloqueio dos EUA e a imediata retirada de Cuba da arbitrária e ilegítima lista dos EUA de «Estados patrocinadores do terrorismo».

Organizações subscritoras (até ao momento):

• Associação de Amizade Portugal-Cuba
  • Associação Conquista da Revolução
  • Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Associação Projeto Ruído
  • Ateneu de Coimbra