Skip to content Skip to footer

As Nações Unidas contra o Bloqueio

187 Condenaram o bloqueio
2 Votaram a favor do bloqueio
1 Abstenção

Muitos milhares por todo o mundo, através de apelos e abaixo assinados manifestaram o seu repúdio e exigindo o fim do bloqueio imposto pelos EUA ao povo cubano.

Por extraordinária maioria, a Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira (2) uma resolução que exige o fim do bloqueio económico e comercial imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de seis décadas.  

O pronunciamento, que vem sendo adotado anualmente há 31 anos, foi aprovado por 187 países, contando apenas com uma abstenção (Ucrânia) e a oposição dos Estados Unidos e de Israel, que todos os anos votam contra. 

A votação ocorreu logo depois que o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, tomou a palavra para denunciar frente à assembleia que o bloqueio “viola o direito à vida, à saúde, à educação e ao bem-estar de todos os cubanos”.

A exigência pronunciada há 31 anos através de resolução aprovada sempre por larga maioria não tem tido aplicação prática particularmente pelo estados da União Europeia.

Hipocrisia ou receio pelo facto de irem contra a imperial posição Yankee?

Temos no entanto de considerar extremamente positiva a aprovação de tal resolução. Ela mostra claramente o reconhecimento de tal injustiça arbitrária e injusta.

O bloqueio desmascara a arrogância e perigosidade da política imperial.

CUBA NÃO ESTÁ SÓ!