Rede solidária com Cuba reforça-se nos E.U.A.

Mais de 70 organizações integram já a REDE NACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM CUBA NOS E.U.A. (NNOC), após a aceitação de outros 13 grupos, na sua reunião anual.

Com sede na Universidade de Massachusetts, Boston, o balanço, de acordo com o jovem Joshua Parks, teve como objetivo a planificação de estratégias para o trabalho solidário.

Segundo comentou, eventos como este demonstram que «há oposição à política de genocídio dos Estados Unidos contra Cuba».

Por sua parte, Anthony Walsh, estudante de Ciências Políticas desta instituição docente, agradeceu esta possibilidade de acercar-se a Cuba, um país que aprendeu a amar à distância desde que, sendo criança, encontrou entre os pertences da sua mãe uma imagem do guerrilheiro argentino-cubano, Ernesto Che Guevara.

Um milhão de assinaturas contra o bloqueio, como parte da campanha DEIXEM VIVER CUBA e a convocatória do próximo Tribunal Internacional, a realizar em Bruxelas para denunciar a política hostil contra a nação caribenha, foram algumas das iniciativas analisadas pelos delegados.

Também realizaram debates em comissões sobre juventude, trabalhadores, meios de comunicação social, e elegeram a Direção NNOC, tendo continuado como Copresidentes Cheryl LaBash, Shaquille Fontenot y Calla Walsh.

Os participantes disfrutaram, ainda, de uma noite cubana com a apresentação de um documentário da periodista Liz Oliva, filmado em Washington DC y Nueva Jersey, no qual aborda as ações da política dos Estados Unidos contra Cuba.

FONTE: Prensa Latina (PL)
Out. 2023.