Skip to content Skip to footer

Cuba agradece doações da Eslováquia e do Japão

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) – ONU, com a colaboração do Governo da Eslováquia, fez uma doação de 40,71 toneladas de leite em pó, um gesto que foi agradecido, em 19 de novembro, numa cerimónia realizada no Ministério da Indústria de Alimentos.

Etienne Labande, representante do PMA em Cuba, explicou que esse leite já foi entregue a crianças entre 11 meses e dois anos de idade em territórios que não têm capacidade para distribuir leite fluido, e expressou o seu compromisso de continuar a ajudar o povo cubano.

Javier Aguiar Rodríguez, Primeiro Vice-Ministro da Indústria Alimentar, ao agradecer, expressou que este é «um valioso gesto de solidariedade, que reafirma os laços de irmandade e o compromisso mútuo de fortalecer as relações económicas e a cooperação entre a Eslováquia e Cuba».

Disse que esse gesto ocorre em um momento de situação tensa, complicada pela intensificação do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos EUA à Ilha maior das Antilhas.

Em pouco mais de um mês o país foi atingido por vários eventos climáticos e está a passar por uma emergência energética.

Diante dessa contingência, o Programa Mundial de Alimentos em Cuba está a mobilizaro fundos para ajudar a população da Ilha, principalmente a que vive nas áreas afetadas, a fim de apoiar as necessidades alimentares das comunidades e evitar a deterioração da segurança alimentar e nutricional.

Até o momento, o PMA prestou assistência a 970.450 pessoas no valor de 21 milhões de , dólares, dos quais 15,3 milhões de dólares foram destinados a alimentos e bens de cozinha, enquanto o restante foi para suprimentos e combustível.

O evento também contou com a presença de Alberto Lopez Diaz, Ministro da Indústria de Alimentos, e Milan Zachar, Embaixador da República Eslovaca no país.

GOVERNO JAPONÊS FORNECERÁ AJUDA DE EMERGÊNCIA

O governo do Japão decidiu entregar à República de Cuba produtos de assistência de emergência, como purificadores de água, cobertores, tendas e colchões para as vítimas do furacão Rafael, informou a embaixada japonesa na Ilha, que chegarão em 25 de Novembro.

Essa ajuda, no valor de 25 milhões de ienes – (160.000 dólares) é fornecida por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em resposta às necessidades humanitárias das pessoas afetadas pelo desastre natural e levando em conta as estreitas relações de amizade e solidariedade de longa data entre os dois países.