Sobre o andamento dos trabalhos de recuperação em Pinar del Río, especialmente associados à habitação e eletricidade, foi informado nesta quarta-feira, numa reunião chefiada pelo presidente da República, Miguel Díaz -Canel Bermúdez.
Desde a passagem do ciclone, mais de 236.000 telhas de fibrocimento e mais de 90.000 telhas de zinco chegaram a Pinar del Río, entre muitos outros recursos que foram distribuídos aos pontos de venda.
Os dias em Pinar del Río continuam intensos, onde há pouco mais de um mês trabalham incansavelmente para recuperar os danos causados pela passagem devastadora do furacão Ian.
Os efeitos no fundo habitacional e no serviço eléctrico, são o principal foco de atenção.
O andamento dos trabalhos sobre estas duas questões, de extrema importância para repor a vitalidade total do território, foi atualizado esta quarta-feira à tarde, numa reunião presidida pelo Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
De Vueltabajo, o presidente do Conselho Provincial de Defesa, Yamilé Ramos Cordero, especificou que o serviço de eletricidade foi restabelecido para 95,37% dos clientes. Com exceção de San Juan y Martínez e San Luis, que estão em 73,09% e 73,52%, respectivamente; nos restantes municípios, mais de 96% dos danos foram recuperados.
Na província, especificou, há 30 comunidades sem eletricidade, principalmente nos municípios de San Juan y Martínez, San Luis, Consolação del Sur e Pinar del Río, os mais afetados pelo evento meteorológico.
A entrada de recursos, afirmou, continua a ser estável, e a produção local de materiais continua a ser promovida, o que é vital para avançar na recuperação, pois são elementos que são fabricados na própria província e a sua transferência pode ser mais imediata.
Referindo-se a esta questão específica, o Ministro da Construção, René Mesa Villafaña, comentou que, desde que o ciclone passou, mais de 236.000 telhas de fibrocimento e mais de 90.000 telhas de zinco chegaram a Pinar del Río. muitos outros recursos que foram distribuídos às tomadas.
É importante, sublinhou, que os locais para onde são enviados os diferentes recursos sejam bem seleccionados, para que as famílias possam adquirir, em primeiro lugar, aqueles que permitam concluir a recuperação do que foi afectado nas suas casas.
Fonte: Granma
Novembro, 2022