Skip to content Skip to footer

Cuba não está sozinha, ela conta com o México

O embaixador mexicano em Cuba, Miguel Díaz Reinoso, destacou que testemunhou como nosso país resiste, renasce e triunfa. «Cuba não está sozinha, ela conta com o México»

Uma aeronave com mais de dez toneladas de material isolante do México, que chegou nesta segunda-feira, 3 de outubro, a Havana, foi o último voo com material elétrico enviado por aquela nação para apoiar os esforços de recuperação depois do furacão Ian ter atingido o oeste de Cuba.

Através da ponte aérea entre os dois países, mais de 100 toneladas de ajuda foram transportadas em quatro aviões da Força Aérea Mexicana, que fizeram 16 voos ininterruptos durante 96 horas. Além disso, outros aviões estão programados para chegar com pessoal qualificado para contribuir diretamente para a restauração do Sistema Elétrico Nacional.

Em nome do povo e do governo cubano, o ministro de Energia e Mineração, Liván Arronte Cruz, agradeceu as doações de suprimentos, bem como aos 17 técnicos elétricos e especialistas em geração que deram apoio desde o início.

«Foi demonstrado, mais uma vez, que entre os dois países não existem fenómenos naturais, calendários ou desastres que possam deter a força das nossas relações históricas. Este não é um gesto isolado. O México, tal como a Venezuela, sempre esteve ao lado de nosso país em momentos difíceis e decisivos», enfatizou Arronte Cruz.

O embaixador mexicano em Cuba, Miguel Díaz Reinoso, destacou que testemunhou como nosso país resiste, renasce e triunfa. «Cuba não está sozinha, conta com o México», frisou.

Enfatizou como a Ilha também está ajudando seu país, pois na segunda-feira, 3 de outubro, chegou um avião com médicos mexicanos que irão estudar especialidades em Cuba.

«Estes foram dias difíceis, mas também surgiram a solidariedade, a cooperação, a amizade e a esperança, esta é a mensagem que o México quis dar com sua ajuda, para incentivar maneiras de resolver os problemas de nossos povos», disse o embaixador.

Autor: Milagros Pichardo | internet@granma.cu

Outubro, 2022