Salas de aula abertas onde a cultura é nutrida

O ato central foi realizado na sede da Escola Nacional de Música, liderada por Ariadna Padrón, diretora geral de Desenvolvimento e Formação Artística do Ministério da Cultura, e Rolando Ortega, diretor do Centro Nacional de Escolas de Arte.

Os bailarinos Carolina Rodríguez e Pedro Pablo Domínguez, da Escola Nacional de Dança.

Se o reinício do ano letivo costuma ser acompanhado pela alegria dos reencontros e das boas notícias, como é um lugar onde se vive e se respira arte? As 37 escolas do sistema de educação artística em Cuba abriram suas portas neste 5 de setembro para receber seus mais de 8.000 alunos de todas as especialidades.

O ato central foi realizado na sede da Escola Nacional de Música, chefiada por Ariadna Padrón, diretora geral de Desenvolvimento e Formação Artística do Ministério da Cultura, e Rolando Ortega, diretor do Centro Nacional de Escolas de Arte. Ali se apresentaram jovens estudantes de música, dança e circo, juntamente com professores da Cátedra de Música Popular, figuras consagradas da cultura.

No evento foi lembrado Fidel, o principal promotor da criação da emblemática capital, que compreendeu, desde os primeiros anos da Revolução, o papel fundamental que a arte e os artistas teriam no crescimento de Cuba como sociedade. Foi esta convicção que permitiu a fundação da ENA há 60 anos, uma celebração que teve lugar em junho.

Ortega comentou, em um breve encontro com a imprensa, que o estudo da arte não é como o de outros centros de ensino, pois requer mais recursos e materiais. Señaló el fuerte impacto que ha tenido el bloqueo económico, comercial y financiero de EE. UU. contra Cuba, recrudecido en los últimos años, que ha dificultado adquirir zapatillas para los bailarines, instrumentos para los músicos y cartulinas para las artes plásticas, por mencionar alguns exemplos.

Mesmo com essas dificuldades, as salas de aula voltaram a ser preenchidas, com mais vontade e esforço do que nunca, inclusive as do complexo que ocupa a Escola Nacional de Dança, que recebe uma restauração em seus principais espaços que já contam com 58 anos de uso contínuo. .

Ortega também destacou o talento e a dedicação de jovens artistas cubanos que, mesmo sem ter todos os recursos, são capazes de fazer sucesso em contextos internacionais, como a dupla de bailarinos formada por Pedro Pablo Domínguez e Carolina Rodríguez, ganhadores da medalha de ouro em o 9º Concurso Internacional de Ballet da África do Sul, em duas categorias.

Seja o som dos pés contra a tábua, o som das cordas sendo afinadas, ou o cheiro da tinta, as salas de aula onde se nutre a cultura, e com ela a alma desta nação, têm o seu cunho característico, marcado por cada um das gerações que, ano após ano, desgastam os corredores de cada edifício, marcando o caminho daqueles que virão depois.