Skip to content Skip to footer

ViMariel S.A: O bom caminho das relações económicas entre Cuba e o Vietname

ViMariel é a primeira concessionária da ZED Mariel autorizada pelo Decreto 340, e pertence à corporação Viglacera S.A., da República Socialista do Vietname.

Autor: Yisel Martínez García | internet@granma.cu

Dezembro 13, 2018

 Foto: José Manuel Correa

 

Acto de entrega da licença de construção para o projecto de investimento-construção da infraestrutura do Parque Industrial ViMariel.

Como corresponde a um espaço em crescimento, nos últimos dois anos, o Escritório da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM) começou a identificar e convidar empresas internacionais, com experiência e capacidade, para empreender o desenvolvimento de infraestruturas em algumas áreas do sector A desta Zona

 

A corporação Viglacera S.A., da República Socialista do Vietname, com vasta experiência no desenvolvimento e gestão de parques industriais, respondeu imediatamente ao convite. Após intensos intercâmbios e negociações frutíferas, em 28 de Fevereiro de 2018, a primeira concessionária da ZED Mariel foi autorizada pelo Decreto 340.

ViMariel S.A. foi oficialmente inaugurado em 28 de Novembro, no contexto das actividades da 36ª Sessão Intergovernamental Cuba-Vietname para a colaboração económica e científico-técnica.

«O objetivo desta subsidiária é projectar, investir, construir, gerir e operar a infraestrutura de um parque industrial, na área 10 do Sector A na ZED», disse Rodrigo Malmierca, ministro do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro em Cuba.

«Ao mesmo tempo, será capaz de atrair não apenas empresas vietnamitas interessadas em se estabelecerem nessa área, mas também outros potenciais investidores estrangeiros», acrescentou o ministro cubano.

PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA: VIMARIEL S.A.

A criação de uma concessionária em Mariel não é apenas um passo importante para o desenvolvimento da Zona Especial como projecto, mas também para os objetivos de Cuba relacionados ao investimento estrangeiro.

Emoldurada numa área de 156 hectares, ViMariel S.A. é uma subsidiária da empresa vietnamita Viglacera S.A. A firma empreenderá um programa de investimentos que multiplicará o trabalho do Escritório e das entidades cubanas encarregadas de desenvolver infraestruturas na Zona e atrair investimento estrangeiro directo, em vários sectores da produção e dos serviços.

«A presença da ViMariel incorporará altos padrões construtivos, tecnológicos, gerenciais e tangíveis para o desenvolvimento económico e social de Cuba. A indústria vai concentrar-se em materiais de construção, indústria pesada, recipientes e embalagens, manufaturas em função do uso pessoal e doméstico, as biofarmacêuticas, bem como nas actividades logísticas», disse Ana Teresa Igarza, directora-geral da ZED Mariel em declarações anteriores ao Granma Internacional.

A entidade, que está apenas a começar o seu processo de construção, já assinou um contrato com a EnPromoulds, uma empresa para a construção de molduras de plástico e um futuro investidor no parque.

A nova concessão, que tem um prazo de 50 anos, começará a gerar com o seu capital um cronograma de investimentos que a partir de 2019 e por cinco anos estabelecerá estradas, redes de comunicação e eléctricas e hidráulicas.

O ministro da Construção do Vietname, Pham Hong Ha, ressaltou que se espera entregar o primeiro lote do projecto no terceiro trimestre de 2019.

 

CUBA E VIETNAME

O Vietname está hoje entre os países com maior presença comercial na Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel.

«A criação desta primeira concessionária abrirá uma nova etapa no desenvolvimento da Zona Especial e será uma referência para as oportunidades que ela oferece aos empresários vietnamitas e outros empresários. Além disso, é um exemplo da vontade de ambos os governos de trabalhar para fortalecer as relações bilaterais na esfera económica», disse Igarza.

Por seu turno, o titular do investimento estrangeiro de Cuba disse que ViMariel S.A. será uma referência bem-sucedida para a construção de projectos com capital vietnamita e é um sinal claro da natureza especial e estratégica das relações bilaterais entre os dois países.

Também agradeceu o interesse do governo e de importantes empresas vietnamitas na realização de projetos de investimento em Cuba, não apenas na ZED Mariel, mas também noutras partes do país. E acrescentou que essas empresas terão um alto impacto no desenvolvimento económico do país e permitirão que o lado cubano adquira a experiência vietnamita num sector prioritário, como a construção.

A concretização da ViMariel S.A. consolida as relações bilaterais entre as duas nações, ligadas há anos por laços de cooperação, solidariedade e fraternidade. A amizade entre os dois povos, partidos e governos foram iniciadas pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro e o companheiro Ho Chi Minh, e hoje tem a sua expressão na vida económica, nos laços comerciais e científicos que ambos os países se propuseram consolidar.

Leave a comment