Skip to content Skip to footer

Ciência e inovação aproximam BioCubaFarma e a Universidade Central de Las Villas

Entre as áreas do conhecimento que mais beneficiam dessa colaboração estão a biomedicina e a produção agrícola, segundo a Dra. Dagmar García Rivera, diretora de pesquisa do Finlay Institute of Vaccines.

SANTA CLARA – Vários projetos destinados a facilitar o desenvolvimento conjunto da ciência e inovação no campo da biotecnologia e agricultura acabam de ser finalizados entre a Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas (UCLV) e o grupo empresarial BioCubaFarma, que constitui um passo substancial na integração entre a academia e o sistema empresarial cubano.

Entre as áreas de conhecimento que mais beneficiam dessa colaboração estão a biomedicina e a produção agrícola, segundo a Dra. Dagmar García Rivera, diretora de pesquisa do Instituto Finlay de Vacinas, que destacou o potencial da UCLV para a promoção da ciência e da inovação.

Nesse sentido, destacou que foram identificados três projetos fundamentais, um dos quais pode ter impacto no curto prazo, relacionado ao desenvolvimento de Furvina, entre os principais produtos do Centro de Bioativos Químicos, que é um ingrediente farmacêutico ativo que possui dupla ação, antifúngica e antibacteriana, em estágio avançado de pesquisa e aprovação.

Da mesma forma, os principais esforços no campo agrícola se concentrarão na obtenção de sementes e seu melhoramento genético em culturas como feijão e cana-de-açúcar, bem como na produção dos meios de cultura mais utilizados na rede de biofábricas de Cuba.

Referindo-se ao potencial de Marta Abreu de Las Villas, a Vice-Ministra do Ensino Superior, Alicia Alonso Becerra, salientou que tem a vantagem de ser uma das mais multidisciplinares do país, com especialistas formados em todos os ramos, pelo que o facto de ter a Sociedade de Interface de Ciência e Tecnologia.

Após a assinatura dos seis primeiros acordos, o Dr. Eduardo Martínez Díaz, presidente da BioCubaFarma, reconheceu a importância desses projetos, cujo objetivo é fechar ciclos e facilitar a introdução de tecnologias e produtos em prática, entre outras vantagens.

Fonte: Granma

Setembro, 2022