Temos todo o potencial e muita coragem para seguir em frente

O dia de abertura do 9º período ordinário de sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular foi seguido, via videoconferência, pelo General de Exército Raúl Castro Ruz

Foto: José Manuel Correa

«Após dois anos consecutivos de contração económica, iniciamos um processo de recuperação, num cenário que continua difícil: com bloqueio, pandemia, inflação e crise internacional», disse o vice-primeiro ministro e ministro da Economia e do Planejamento, Alejandro Gil Fernández, na abertura da 9sessão ordinária da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP) na sua 9a legislatura, na presença do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

Na sessão, seguida pelo líder da Revolução Cubana, general-de-exército Raúl Castro Ruz, via videoconferência, e conduzida pela vice-presidente da ANPP, Ana María Mari Machado, enquanto o presidente Esteban Lazo se recupera da Covid-19, Gil Fernández informou sobre a aprovação de 75 novas medidas destinadas a acelerar a recuperação da economia cubana, e destinadas a aumentar os ganhos em divisas, aumentar e diversificar as exportações, incorporar permanentemente os resultados da ciência e promover a inovação, entre outros aspectos.

Depois de descrever o dia como «muito produtivo», Díaz-Canel disse no Twitter: «Temos todo o potencial e muito espírito para seguir em frente».

Os deputados aprovaram o relatório sobre a liquidação do Orçamento do Estado em 2021, tomaram conhecimento da Estratégia Nacional para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis e seus fatores de risco, e foram atualizados sobre a melhoria do sistema empresarial na indústria e seus diversos projetos de ciência e inovação. A agenda incluiu a prestação de contas por parte da Suprema Corte Popular por seu trabalho no período de 2017-2021.

Fonte: Granma