A vontade política do Estado e do Governo Cubano permitiu o desenvolvimento do sistema de Defesa Civil, organização que celebra hoje, 31 de Julho, o seu 60º aniversário.
O General de Divisão e Chefe do Estado Maior da Defesa Civil, Ramon Pardo, transmitiu as suas felicitações em carta em que manifesta “o trabalho sem descanso para preservar a vida das pessoas perante o impacto dos desastres”.
Argumentou que “se chegamos até aqui se deve em grande medida ao esforço da capacidade do povo cubano de enfrentar as dificuldades e defender a obra revolucionária dos ataques dos inimigos, dos acidentes fortuitos e da fúria da natureza, porque a Defesa Civil somos todos nós”.
Nesta data, o líder da Revolução Cubana, Raúl Castro, enviou uma carta de felicitações ao Estado Maior Nacional da Defesa Civil, em que recordou os tristes acontecimentos do ciclone Flora, em Outubro de 1963, o que impulsionou a criação de Sistema.
Destacou que esta comemoração é também uma homenagem ao líder da Revolução, Fidel Castro, “pela sua estratégia na conceção de uma estratégia civil do poo e para o povo”.
Destacou que esta comemoração é também uma homenagem ao líder histórico da Revolução, Fidel Castro, “pela sua estratégia na conceção de uma defesa civil do poo e para o povo”.
e continuou: “hoje felicito-vos pelos resultados alcançados durante todos estes anos na proteção da nossa Pátria. Sigam aperfeiçoando esse trabalho, estudando, investigando, sobretudo porque os fenómenos meteorológicos são cada vez mais perigosos, como consequência das alterações climatéricas, e a nossa Ilha estará sempre exposta a eles”.