Isto foi anunciado pela diretora-geral do CIGB, Dra. Martha Ayala Avila, durante uma reunião técnica com as mais altas autoridades do Grupo Empresarial BioCubaFarma
Foto: José Manuel Correa
O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) já tem o candidato a vacina contendo o antígeno da variante do SRA-CoV-2 Omicron, e continuará, no futuro, com as correspondentes avaliações pré-clínicas e clínicas.
Isto foi anunciado pela diretora-geral do CIGB, Dr.a Martha Ayala Ávila, durante uma reunião técnica com as mais altas autoridades do Grupo Empresarial BioCubaFarma, onde informou que, no futuro imediato, continuarão com as avaliações pré-clínicas e toxicológicas em modelos animais, e então passarão à fase de estudos clínicos, em conjunto com o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) e o ministério de Saúde Pública (Minsap).
Da sede do CIGB, a diretora explicou que o novo candidato a vacina se baseia na sequência do RBD, ou seja, o domínio recetor de ligação das células humanas, através do qual este tipo de coronavírus penetra.
Até agora, disse, «sua imunogenicidade foi avaliada em modelos animais, e foi demonstrado que ela tem a capacidade de induzir uma alta imugenicidade».
Portanto, disse, «estamos agora em condições de enfrentar o desenvolvimento deste candidato a vacina, a fim de continuar acumulando estudos pré-clínicos, realizar estudos clínicos e, o mais rapidamente possível, analisar quando estaremos em condições de usar o candidato a vacina na população».
Ayala Ávila também destacou que, com base no seu domínio tecnológico, o CIGB tem a capacidade de produzir este candidato a vacina nos seus laboratórios, de se ligar aos Laboratórios AICA e de realizar estudos clínicos em coordenação com o Minsap, sempre com a aprovação da autoridade reguladora cubana.
Fonte: Granma