O bloqueio nem sequer acredita nos produtores norte-americanos

A administração de Joe Biden mantém barreiras comerciais e não cumpre as suas promessas de campanha

Foto: Adam

A intensificação do bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba, resultado de uma política externa caracterizada pelo ódio, e um presidente que continua a não cumprir as suas promessas de campanha, dificultou, a 21 de julho, a aprovação de uma proposta no Congresso dos Estados Unidos que procurava levantar a proibição de concessão de financiamento para exportações agrícolas para a Ilha e expandir o comércio nesse setor.

Introduzido por Rashida Tlaib (D-Michigan), o projeto de lei fracassou, recebendo 260 votos contra para 163. O legislador agradeceu a Gregory Meeks (D-New York), presidente do Comité das Relações Exteriores da Câmara, e a Jim McGovern (Mass.), presidente do Comité de Regras, por apoiar a emenda.

Nem mesmo porque a lei aprovada teria ajudado os produtores agrícolas americanos, «incluindo muitos aqui em Michigan», tal como disse Tlaib, ou que representaria a criação de milhares de empregos naquele país, a intenção esteve sujeita à política macabra contra Cuba.

Por quê? Porque os representantes anticubanos e conservadores estão freando projetos de lei no Congresso que significariam uma aproximação entre os dois países, ou medidas que impediriam mais sofrimento para o povo da Ilha, submetido ao cruel cerco unilateral, de acordo com analistas.

Tanto que, sem esconder seu ódio, o congressista Mario Díaz-Balart (R-Florida) disse que «embora as ditaduras marxistas tenham seus apologistas dentro da maioria democrata, conseguimos derrotar a concessão de créditos aos opressores do povo cubano», citou a Prensa Latina.

Entretanto, na terceira Conferência de Negócios Agrícolas EUA-Cuba, realizada em Havana em abril passado, os agricultores norte-americanos expressaram sua vontade de melhorar o comércio bilateral. Na época, Paul Johnson, presidente da Coalizão Agrícola EUA-Cuba, disse que a agricultura continua a ser o setor mais importante para os laços bilaterais. «O bloqueio limita significativamente o comércio porque não podemos exportar mais mercadorias para Cuba, mas devemos ser capazes de trabalhar com os produtores cubanos para aumentar a produção local, investir o nosso capital e o nosso conhecimento em cooperação», disse.

Ao contrário desta vontade, a administração de Joe Biden mantém os obstáculos ao comércio.

Fonte: Granma

julho, 2022