Skip to content Skip to footer

Os países da Caricom sempre poderão contar com Cuba

Na abertura da 43ª Cúpula de chefes de Governo da Caricom, o bloqueio norte-americano contra Cuba foi condenado.

Bandeiras dos países da Caricom | Foto: TELESUR

 

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, enviou — através de sua conta na rede social Twitter — saudações e felicitações à Comunidade dos Estados do Caribe (Caricom) pelo 49º aniversário de sua criação.

«Reafirmamos nosso compromisso de continuar aprofundando os laços com os Estados membros da Caricom», escreveu o ministro das Relações Exteriores, acrescentando: «Podem sempre contar com Cuba».

A força das relações diplomáticas entre Havana e os países membros deste mecanismo também foi destacada durante a 43ª Cúpula de seus chefes de Governo, que começou no domingo, 3 de julho, em Paramaribo, Suriname.

Segundo um relatório da Prensa Latina, o primeiro-ministro de Belize, John Briceño, presidente cessante da Caricom, lembrou que no final do ano estes laços terão sido oficializados por cinco décadas e que «este marco histórico nos chama a um esforço dedicado para acabar com o bloqueio ilegal imposto contra Cuba».

Também no Twitter, Eugenio Martínez Enríquez, diretor-geral para a América Latina e o Caribe, do ministério das Relações Exteriores de Cuba, afirmou que a Ilha confirma sua amizade e fraternidade com a Caricom, «um modelo de relações entre países vizinhos que enfrentam problemas semelhantes e onde prevalecem a ajuda mútua, a compreensão e a solidariedade».

Leave a comment