Skip to content Skip to footer

CUBA REPUDIA A SUA INCLUSÃO NA LISTA DE ESTADOS PATROCINADORES DE TERRORISMO

Bruno Rodriguez Parrilha

 

O Ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez Parrilha, denunciou que “o Governo dos EUA não é capaz de mostrar evidência credível que justifique a inclusão de Cuba na lista unilateral que supostamente patrocina o terrorismo”.

Cuba na sua Constituição repudia e condena o terrorismo em qualquer das suas formas e manifestações e tem mantido uma atitude transparente e intocável na luta contra o terrorismo.

Cuba foi vítima de 317 actos terroristas , na sua maioria organizados, financiados e executados pelo Governo dos EUA, ou por indivíduos ou organizações que se refugiam e atuam desde esse território. Estes actos terroristas já custaram a vida a 3.478 e provocado incapacidades a 2.099 cidadãos cubanos. Os danos humanos e prejuízos económicos  atingem 181 mil milhões de dólares.

Em declarações a Cubadebate, Johana Tablada (que já foi Embaixadora em Portugal) e agora é Sub directora geral do Ministério para as relações de Cuba com os EUA, afirmou “que estar na lista tem consequências relacionadas com as exportações, eliminação de determinados benefícios comerciais e com a obtenção de créditos de instituições internacionais, entre outras. Por outro lado, permite a entidades dos estados unidos processos contra Cuba baseados nas leis antiterroristas.

Dezembro, 2021

 

Leave a comment