Mais de um milhão de alunos voltam às salas de aula este mês

No dia 8 de Novembro, 612.807 alunos da sexta à décima primeira série retomarão o curso novamente; enquanto isso, da pré-escola à quinta série, 718.415 crianças o farão a partir de 15 de Novembro

Foto: Juvenal Balán

A imunização contra a Covid-19 já cobre 80% dos alunos vacinados.

Mais de um milhão de estudantes cubanos retornarão às salas de aula na primeira quinzena de Novembro, levando em consideração que o avanço da vacinação contra a Covid-19 já cobre 80% do universo vacinável desse segmento populacional.

Segundo uma publicação no site da Presidência da República, o facto foi anunciado numa reunião do primeiro vice-ministro, Jorge Luis Perdomo Di-Lella, com os governadores e o presidente da câmara da Isla de la Juventud, chefiada pelo primeiro secretário do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; dirigida pelo primeiro-ministro, Manuel Marrero Cruz, em que participaram os deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular.

No início de Outubro, os jovens de formação pré-universitária e pedagógica voltaram às escolas, embora das 847 instituições que deveriam começar, mais de uma centena não o puderam fazer porque ainda funcionam como centros de isolamento ou hospitais, o que obrigou à procura de alternativas noutras escolas.

O primeiro vice-ministro informou que, para o recomeço do ano lectivo, «existem condições de cobertura pedagógica e preparação do corpo docente para enfrentar os desafios psicológicos e pedagógicos derivados do cenário pós-COVID-19».

Além disso, estão a ser realizados rapidamente trabalhos de reabilitação e manutenção de residências estudantis e escolas que, devido à pandemia, sofreram deterioração.

Fonte: Granma

Novembro, 2021