Os combates que inspira o último mambí

Foto: Ariel Cecilio Lemus

O último mambí continua a ser inspiração para as novas gerações de cubanos.

Escutam-se as notas musicais da marcha «El Mambí» e o destacamento de cerimonias avança, solenemente, até ser depositada a coroa de flores, em nome do povo cubano, ao pé do túmulo de Juan Fajardo Veja, o último mambí (lutador pela independência, no século 19), no 30º aniversário do seu falecimento.

O corneta toca silêncio e no mausoléu, construído em Cacahual – lugar onde também repousam os restos do major-general Antonio Maceo, o capitão Francisco Gómez-Toro, do lutador comunista Blas Roca Calderío, e de outros corajosos combatentes – presta-se homenagem a um homem que foi para a guerra com apenas 14 anos e se recusou a entregar seu velho fuzil, quando se produziu o desarmamento do Exército Libertador.

Com o decurso dos anos, o espírito indobrável do lendário mambí «continuou a ser um exemplo e alento para as novas gerações, pois em muitas ocasiões afirmou que se a Pátria precisava dele, não vacilaria em voltar a defender os ideais da independência», lembrou no acto político e cerimónia militar o primeiro secretário do Comité Nacional da União dos Jovens Comunistas (UJC), Diosvany Acosta Abrahante.

Por isso, passadas três décadas do seu desaparecimento físico, não achamos um exemplo melhor para os cubanos destes tempos, que temos acompanhado seu legado e estamos prestes a defender a Revolução pela qual ele e tantos heróis deram o melhor das suas energias e suas próprias vidas.

O acto foi presidido pelo general-de-divisão José Antonio Carrillo, presidente da Associação de Combatentes da Revolução Cubana e marcou presença Elsa Estrada Fajardo, neta do último mambí, bem como oficiais das Forças Armadas Revolucionárias e líderes do Partido e do Governo.

Autor: Yaditza del Sol González | yadidelsol@granma.cu

Agosto, 2020