Cresce a procura de trabalho em Cuba

A produção de alimentos é um dos sectores prioritários para o desenvolvimento económico do país.

Uma animadora manifestação verifica-se na massa trabalhadora activa no país, na qual se vê um incremento da necessidade de arranjar trabalho em determinadas áreas, segundo fontes do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MTSS).

A este respeito, Jesús Otamendiz Campos, Director do Emprego do MTSS, precisou ao Granma que recentemente foi recebido um número importante de pessoas que, mesmo não estando inactivos, se dirigiram às Direcções Municipais de trabalho à procura de emprego.

«Verifica-se um incremento da necessidade de trabalhar em determinadas áreas. Entre aqueles que se apresentaram a buscar emprego encontram-se também trabalhadores por conta própria», afirmou.

Na opinião daquele Director, isto é «um elemento positivo» e sublinha que as Direcções Municipais de Trabalho não deixaram de oferecer emprego. «Temos dito que essa é a prioridade e terá que haver sempre oferta de emprego nas várias áreas».

O TRABALHO À  DISTÂNCIA E OS QUE ESTÃO COM O TRABALHO SUSPENSO

Otamendiz Campos recordou que uma das medidas aprovadas pelo MTSS face propagação do COVID-19 no país foi, nos casos de interrupções laborais, defender a mudança para trabalho para outras actividades, incluindo as que se determinem por necessidade da área nesse momento.

Também se decidiu que, ante a paralisação eventual de trabalho, quando não seja possível recolocar o trabalhador, este receba uma garantia salarial equivalente a 100% do seu salário básico no primeiro mês e a partir de então 60% enquanto dure a paralisação.

Informou que até Maio as Direcções Municipais de Trabalho de todo o país registam que, de 2 792 838 de trabalhadores dlas entidades, 58 % permanecem no seu posto de trabalho e 42 % mantêm-se trabalhando fora, fundamentalmente na modalidade de emprego à distância.

Com referência ao fim de Março passado, ascendem a 339 205 os trabalhadores com prestação à distância. «Nos últimos meses as empregadoras foram propiciando que se logre organizar o trabalho a partir dessa modalidade de emprego», declarou ao Granma Lixgiana Álvarez Rodríguez, chefe do Departamento de Emprego do MTSS.

No que respeita à interrupção laboral, aquela funcionária sublinhou tal número se deve ao fecho do turismo e à suspensão das actividades comerciais associadas a este sector.

As principais actividades dos recolocados noutro tipo de trabalho são a produção de alimentos, o trabalho em centros de isolamento, a pesquisa activa na área da Saúde Pública, bem como os cuidados com pessoas vulneráveis, com pouca capacidade e idosos isolados.

A COLOCAÇÃO ANTECIPADA

Outro tema de interesse para a sociedade foi a colocação antecipada de profissionais.

Neste sentido, o total de possíveis graduados em 2021, entre universitários, técnicos superiores e técnicos médios, ascende 51 925 estudantes.

Verificou-se que até à data há resposta de emprego para 49 699 dos futuros profissionais e ficam pendentes de colocação 2 226.

Estes pendentes devem-se à não coincidência do município das suas residências com o município da  necessidade laboral, explicou Yumerky Santana Delgado, Chefe do departamento da Força Técnica Qualificada do MTSS.

No caso dos universitários que se formam numa província distinta da de residência, os organismos nacionais responsabilizam-se em buscar as entidades homólogas para que esses jovens possam realizar as suas práticas laborais no ano que em que vão estar antecipadamente atribuídos a uma entidade.

Este ano fez-se pela primeira vez a colocação antecipada de técnicos médios. Tal como em períodos anteriores, entre os sectores e organismos priorizados para o desenvolvimento económico e social do país conta-se la defesa e a ordem interior, la indústria farmacêutica, a produção de alimentos, o programa ferroviário, a Educação Superior, o Ministério de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, o turismo, o programa Electro-energético nacional e a construção civil.

EM NÚMEROS

-600 038 trabalhadores funcionam à distância.

-83 994 mães com filhos pequenos na escola primária, especial e  creches.

-65 062 adultos idosos em risco.

-12 110 pessoas isoladas recebem subsídio salarial

-138 638 trabalhadores com trabalho suspenso.

-39 127 trabalhadores com trabalho suspenso recolocados noutras esferas.

-5 mil 851 trabalhadores com trabalho suspenso não aceitaram oferta de emprego.

Fonte: MTSS-(Yenia Silva Correa)